GUILHERME YOSHIDA
SÃO PAULO, SP – Com um gol de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid goleou o Basel, da Suíça, por 5 a 1 na tarde desta terça-feira (16), no estádio Santiago Bernabéu, na primeira rodada do Grupo B da Liga dos Campeões.
Com o resultado, o time espanhol assumiu a liderança isolada da chave no saldo de gols, já que Liverpool bateu o Ludogorets, da Bulgária, por 2 a 1, na Inglaterra e também chegou aos três pontos. Já o time suíço ficou na lanterna da classificação.
O atual campeão e maior detentor de títulos da competição europeia conseguiu quase todo o placar elástico ainda no primeiro tempo. Suchy, contra, Bale, James Rodríguez marcaram antes do intervalo, enquanto Benzema, na etapa final, fez o último gol da equipe madrilenha, que vinha de duas derrotas consecutivas no Campeonato Espanhol (para Real Sociedad e Atlético de Madri ).
Apesar da Liga dos Campeões desta temporada ter quase 40% mais brasileiros do que na edição passada, somente o lateral esquerdo Marcelo começou o confronto disputado na capital espanhola. Mas, mesmo muito ofensivo, o camisa 12 do Real foi coadjuvante na goleada.
Pressionado para buscar a vitória logo na estreia, o técnico Carlo Ancelotti escalou o Real Madrid em um 4-3-3 bastante ofensivo, com Bale e Cristiano Ronaldo, pelos lados, e o francês Benzema atuando mais centralizado. Já o alemão Toni Kross era responsável pela transição da equipe da defesa para o ataque.
Com muita velocidade no ataque e forte marcação pressão na saída de bola do adversário, a equipe espanhola mandou no jogo desde os primeiros minutos. E, quando os meio-campistas Modric e James Rodríguez conseguiram encontrar espaços no campo de ataque, o time madrilenho construiu a goleada ainda na etapa inicial.
Aos 14min, James Rodríguez deu belo passe de calcanhar para o lateral Nacho Fernandez, que fez a ultrapassagem pela direita e cruzou rasteiro. A bola desviou no zagueiro Suchy e entrou no gol do Basel.
O gol não mudou nada nas propostas de jogo dos dois times. Os suíços continuavam apostando nos contragolpes enquanto a equipe da casa pressionava a defesa adversária com posse de bola e velocidade. E, assim, o Real se impôs no confronto.
Aos 30min, Modric deu lindo lançamento para Bale nas costas da zaga do Basel. O camisa 11 do time espanhol invadiu a grande área, deu um “chapéu” no goleiro Vaclik e completou para o gol vazio. No ataque seguinte, novamente o croata deu passe em profundidade para Bale, que cruzou rasteiro para Cristiano Ronaldo, na pequena área, ampliar a vantagem.
Já aos 37min, após rápido contra-ataque, foi a vez do atacante português passar a bola para Benzema, que chutou rasteiro no canto. O goleiro do Basel fez bela defesa, mas o colombiano James Rodríguez aproveitou o rebote e fez o quarto do time espanhol.
Antes do intervalo, o Basel respondeu também em um rápido contragolpe, no qual Gonzalez recebeu passe nas costas de Marcelo e chutou cruzado, diminuindo o placar para o time suíço.
O Basel não teve muitas alternativas no segundo tempo. Tentou acertar a marcação e ficou à espera de emplacar um contragolpe. Mas, esta oportunidade não veio. De quebra, os visitantes ainda levaram mais um antes do apito final.
Aos 34min, o francês Benzema tabelou com Cristiano Ronaldo e, já dentro da grande área, chutou no alto e marcou o quinto gol da equipe. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.