LUCAS REIS
MANAUS, AM – Pesquisa Ibope divulgada nesta terça (16) indica uma mudança na disputa pelo governo de Rondônia. O ex-senador Expedito Júnior (PSDB) cresceu oito pontos em um mês e agora lidera a corrida eleitoral com 35% das intenções de voto, abrindo margem em relação ao atual governador, Confúcio Moura (PMDB), que tem 28%.
Jaqueline Cassol (PR) tem 12%, e Padre Ton (PT), 6%. Pimenta de Rondônia (PSOL) apareceu com 1%. Brancos e nulos somaram 8%, e 10% não souberam ou não responderam.
No levantamento anterior, realizado no início de agosto, Confúcio tinha os mesmos 28% de agora. Já Expedito, à época, tinha 27% das intenções. Jaqueline Cassol, irmã do ex-governador Ivo Cassol, também recuou, de 15% para 12%, a exemplo de Padre Ton, que aparecia com 9% da preferência na pesquisa anterior.
Na simulação do segundo turno, o tucano novamente leva vantagem, com 43% das intenções, contra 30% de Confúcio Moura. O atual governador é o mais rejeitado (33% não votariam nele de jeito nenhum), contra 22% de Padre Ton, 18% de Jaqueline Cassol, 16% de Expedito Júnior e 15% Pimenta de Rondônia.
Críticas a políticas de saúde, saneamento básico e educação do atual governador tem dado o tom da campanha eleitoral em Rondônia. Já Expedito Júnior é lembrado por ter tido cassado o cargo de senador, em 2009, acusado de compra de votos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, com 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00655/2014.