Um dia depois de aprovar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as suspeitas de envolvimento do governo Requião no esquema de escutas telefônicas clandestinas operado pelo policial civil Délcio Rasera, a Assembléia Legislativa decidiu hoje suspender as sessões até as eleições de 1º de outubro.


Razera prestava serviços à Casa Civil como assessor especial do governador, e foi preso na semana passada pela Promotoria de Investigações Criminais. Na segunda-feira, a Assembléia aprovou a criação de uma CPI para investigar o caso. Hoje pela manhã o presidente em exercício da Assembléia, deputado estadual Pedro Ivo Ilkiv (PT) — que assumiu o cargo depois que o deputado Hermas Brandão (PSDB) substituiu o governador licenciado, Roberto Requião (PMDB) — anunciou a suspensão das sessões até o dia 2 de outubro. A justificativa do petista é de que como a maioria dos parlamentares está ocupada com a campanha eleitoral, não haveria quórum mínimo de 28 dos 54 parlamentares presentes para votar qualquer matéria nas próximas semanas.


Na sessão desta terça-feira pela manhã, porém, houve quórum inclusive para manter por 37 votos a um, veto de Requião a projeto que previa aumento salarial para os procuradores do Estado. Nas últimas semanas, também houve quórum para votar outros projetos de interesse do governo e da cúpula da Assembléia, como a criação da Universidade do Norte do Paraná. Desde o início da campanha, a Assembléia havia adotado uma “semana de dois dias”, restringindo as votações às segundas-feiras à tarde e terças-feiras pela manhã. A bancada de oposição criticou a decisão de Pedro Ivo, alegando que os líderes não foram consultados. Com a suspensão das sessões, a instalação da CPI do Grampo, também fica para depois da eleição.


Leia mais na edição do Jornal do Estado de terça-feira, 13