A Petrobras decidiu bloquear o acesso de todos os funcionários ao site Wikipedia, segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. A medida foi tomada após a petroleira confirmar que as alterações no perfil do ex-diretor de abastecimento Paulo Roberto Costa foram feitas de um computador da estatal. Na segunda-feira, a Petrobras revelou já ter identificado o autor das modificações, mas, não informou o nome ou a função do responsável pela alteração do perfil.
De acordo com funcionários ouvidos pelo Broadcast, o acesso de todos os computadores foram bloqueados ainda na segunda-feira, logo após a identificação do servidor. A medida pegou de surpresa os demais trabalhadores e gerou insatisfação. Por conta do erro de um, todos estão pagando. Nós usamos o site para consultas em nosso trabalho, afirmou um funcionário. Procurada a companhia ainda não se posicionou sobre o bloqueio.
No último sábado, um computador da sede da companhia, no Rio, alterou informações sobre o ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso desde junho por envolvimento em um esquema de corrupção e pagamento de propina a políticos e partidos a partir de verbas desviadas de contratos da estatal. A alteração foi feita por um computador com registro associado à companhia, o que permitiu a identificação.
O texto alterado aponta Costa como cria do governo tucano, em referência ao período do mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.