O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o Ceará, nessa terça-feira (dia 16) à noite, na Vila Capanema, pela 23ª rodada da Série B. Com o resultado, ficou em 11º lugar, com 30 pontos – dez pontos acima da zona de rebaixamento. O time nordestino está na 3ª posição, com 39 pontos.

Clique aqui para ver fotos do jogo.

Com o empate, o Paraná segue sem perder na Vila Capanema após a Copa do Mundo. Foram cinco vitórias e dois empates nesse período. A última derrota no local foi para o Luverdense, em 6 de junho, pela 10ª rodada.

O Paraná também mantém o tabu de nunca ter perdido em casa para o Ceará. Em sete confrontos, foram duas vitórias paranistas e cinco empates.

O técnico Ricardinho não tinha nessa partida Lúcio Flávio e Edson Sitta, suspensos. Thiago Humberto e Jean entraram nas vagas deles. Outra novidade foi a saída de Marcos Serrato da equipe. Ele perdeu a vaga para Henrique Santos. Já o Ceará não contava com o artilheiro da Série B, Magno Alves, em recuperação física.

O Paraná começou no esquema tático 4-2-3-1, com três meias ofensivos: Henrique Santos na direita, Tiago Alves na esquerda e Thiago Humberto centralizado. Adaílton era o único atacante.

O time nordestino dominou o 1º tempo e criou pelo menos seis boas jogadas ofensivas. Os meias levaram a melhor no duelo contra os volantes do Paraná. O lateral-esquerdo Vicente (ex-Paraná e Coritiba) também se destacou. As falhas de marcação e o posicionamento deficiente da equipe paranaense já haviam aparecido no jogo contra o Santa Cruz, reestreia do técnico Ricardinho, no último sábado.

Os raros ataques do Paraná foram em jogadas individuais: chutes de longe de Thiago Humberto e dribles de Henrique Santos e Adaílton.

No intervalo, o técnico Ricardinho reclamou do sistema de marcação e também pediu mudanças no setor ofensivo. Temos que jogar mais pelo lados, disse. Mas a situação pouco mudou no 2º tempo. O Ceará continuou controlando o jogo e atacando de forma mais organizada. O Paraná dependia do esforço físico dos marcadores e do talento individual do setor ofensivo.

Aos 24, Ricardinho fez duas mudanças no Paraná. Tirou Chiquinho e Henrique Santos para as entradas do lateral-direito Ricardinho e do meia-atacante Julio Cesar. No aspecto tático, a situação não mudou. Mas Julio Cesar fez a diferença aos 29. Ele driblou Ricardinho, que cometeu a falta por trás, recebeu o 2º amarelo e foi expulso.

Aos 35, o Paraná ficou mais ofensivo, com a entrada do atacante Carlinhos no lugar do volante Jean. A pressão aumentou e o Ceará recuou. A melhor chance do time paranaense foi desperdiçada aos 48 minutos, quando Julio Cesar ficou livre na área e chutou para longe.

PARANÁ 0 x 0 CEARÁ
Paraná: Marcos; Chiquinho, Anderson Rosa, Alisson e Paulinho; Jean (Carlinhos), Lucas Otávio, Henrique Santos (Julio Cesar), Thiago Humberto e Tiago Alves; Adaílton. Técnico: Ricardinho
Ceará: Luís Carlos; Samuel, Alex Lima, Wellington Carvalho e Vicente (Helder); Amaral, Ricardinho, Eduardo e Nikão (Souza); Felipe Amorim e Bill. Técnico: Sérgio Soares
Expulsão: Ricardinho, do Ceará (29-2º)
Cartões amarelos: Alex Lima, Ricardinho, Bill (C). Henrique Santos, Thiago Humberto, Carlinhos (P)
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido (BA)
Público: 4.111 pagantes (4.912 total)
Renda: R$ 72.120
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Thiago Humberto arrisca de longe. Luís Carlos segura.
7 – Vicente cruza da esquerda. Nikão domina na 2ª trave e chuta. A bola passa perto.
9 – Bill chuta do bico da área. Marcos segura.
12 – Samuel cruza da direita. Bill cabeceia mal e perde boa chance.
19 – Felipe Amorim invade a área e cruza rasteiro. A bola atravessa a áea. Nikão chuta. Ricardinho desvia para escanteio.
22 – Thiago Humberto chuta de longe. A bola vai sobre o gol.
30 – Cruzamento rasteiro perigoso de Henrique Santos.
31 – Boa troca de passes do Paraná. Lucas Otávio chuta de fora da área, a bola passa perto.
38 – Falta de longa distância. Ricardinho solta a bomba e acerta o canto. Marcos faz boa defesa.
42 – Vicente invade a área e chuta cruzado. A bola vai na rede, pelo lado de fora.

Segundo tempo
15 – Ricardinho bate escanteio. Felipe Amorim chuta e acerta a trave.
16 – Tiago Alves dribla dois e chuta do bico da área. A bola passa perto.
21 – Adaílton chuta de fora da área. Alex Lima bloqueia. O Paraná pede pênalti, por toque de mão.
23 – Thiago Humberto chuta de fora da área. Luís Carlos segura.
29 – Julio César dribla Ricardinho, que cometa a falta por trás. Ele recebe o 2º amarelo e é expulso.
36 – Ricardinho cruza. Tiago Alves salta e chute de voleio, com estilo. Luís Carlos defende.
37 – Tiago Alves chuta de longe. Luís Carlos segura.
48 – Tiago Alves cruza da direita. Livre na área, Julio Cesar domina no peito e chuta para fora.