Eu não nasci de óculos. Eu não era assim. Os versos da música d’Os Paralamas do Sucesso, que foi hit nos anos 80, não retrataria de forma fiel os dias atuais. Se naquela época os adolescentes e jovens se sentiam excluídos por terem que usar óculos, hoje a situação é oposta. Quem usa óculos de grau, além de enxergar melhor, no mínimo, quer estar antenado com as novas tendências. Com a evolução das armações, em formatos e materiais, eles viraram um acessório. Há adolescentes que usam até mesmo óculos sem precisar, só para ficar na moda.

Mais uma prova do respeito que os óculos conseguiram na moda está na lista dos mais pedidos na Central de Atendimento da Rede Globo. Em agosto, a lista coloca Letícia Birkheuer no topo pelo batom que ela usa e de onde são as armações dos óculos.

A sócia-proprietária da Optica Ocular, Virginia Menosso Ribeiro Batista, ressalta que os modelos, antes de serem bonitos, precisam ser confortáveis para quem os usa e corrigir o problema apontado pelo médico oftalmologista. Por isso, antes de escolher a armação para um óculos de grau é importante que se tenha a receita médica, porque não é apenas o formato do rosto que irá indicar a melhor armação, revela. Além disso, ela revela que é importante que a armação acompanhe a linha da sobrancelha.

Quem tem miopia, por exemplo, não pode escolher uma armação muito grande. De lado, a lente vai ficar parecendo fundo de garrafa, a não ser que o grau seja inferior a três, explica. Já que tem astigmatismo não pode optar por armações curvadas. A pessoa não consegue usar a lente, tamanha a distorção que a curvatura do óculos pode dar à lente, revela.

Outra restrição é para as pessoas que precisam de lentes corretivas bifocais. Como o campo de visão exige correção para perto e longe, a armação não pode ser muito pequena. Tem de ser de tamanho médio em diante, argumenta Vírginia.

Ela ressalta que, embora a tecnologia da produção de lentes corretivas esteja bastante evoluída, o formato dos óculos pode interferir no resultado final. Por isso, as armações mais indicadas são as de tamanho médio e planas. Exceção são para os óculos de leitura, destinados para corrigir a presbiopia, que costuma aparecer após os 40 anos, e que a maioria das pessoas usa apenas para ler mesmo, detalha Vírginia.

Os modelos retrô estão em alta. Tanto nos formatos quanto nos materiais. A Notiluca, por exemplo, com sede em São Paulo, oferece ao mercado óculos de madeira. Feitos a mão, a empresa vende os produtos pela loja virtual e em rede de distribuidores. Quem se interessar pode conferir no site www.notiluca.com.br.

O modelo gatinha, que fez bastante sucesso com as atrizes Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, nos anos 50, são os mais procurados para óculos de grau. Vírgina conta que este modelo fica bem em rostos mais finos, mais quadrados. Quem tem rosto arrendondado deve evitar o desenho.

O estilo aviador, inspirado nas máscaras que os pilotos de avião usavam na 1ª Guerra Mundial, estão sempre na moda. Mas também não combinam com qualquer rosto. Eles ficam melhores em formatos quadrados e finos, orienta Vírginia. O modelo Wayferer, produzido em 1952, também está entre os de sucesso. Por ser mais quadradinho, ele já fica bem em quem tem o rosto mais arredondado, que é um formato bastante difícil, comenta.

Em termos de cores, Virginia aponta o caminho. Quem tem pele e cabelo claro deve optar por cores claras. Já as morenas podem ousar mais com as cores, diz


POR MODA, HÁ QUEM USE ÓCULOS FALSOS

Para estar na moda, há quem use óculos falsos. Nesse caso, eles não têm a função de corrigir a visão, mas sim de ser um complemento fashion para o visual. As lentes podem ser de vários materiais, desde que não prejudiquem a visão. As armações podem ser de todos os tipos, muito coloridas ou discretas, estampadas ou não, com materiais variados. Como os óculos não precisam corrigir um problema de visão, não há a limitação de não poder usar armações grandes demais.

Os óculos falsos podem ser usados para dar um ar diferente às pessoas. Pode ser um ar sofisticado no caso das armações de metal, por exemplo; ou um ar geek. Pode-se também parecer mais moderno, com armações mais chamativas. A tendência é que essas armações menos discretas sejam cada vez mais populares.

Larrisa Couto, 16 anos, tem uma coleção de dez armações sem grau, de várias cores. Mudo conforme a roupa, conta a adolescente. Acho que dá um ar nerd que gosto. Meus amigos que usam óculos de verdade ficam bravos comigo.


DICAS PARA ESCOLHER UMA ARMAÇÃO DE ÓCULOS

– Em primeiro lugar, a pupila deve estar centralizada no desenho da armação, como se fosse um alvo.

– O apoio no nariz deve ficar confortável e encaixar bem, sem marcar a pele, o que ocorre quando o tamanho não está certo. Há dois tipos de apoio, os de metal, com as plaquetinhas, e os de acetato. Quanto maior a área de apoio no nariz, melhor, pois divide o peso.

– A armação deve sobrepor a parte inferior aos olhos, de forma a disfarçar as olheiras.

– Sobrancelhas devem acompanhar o formato da armação. Os óculos não devem ultrapassá-las, ou seja, as sobrancelhas não podem ficar dentro da lente.

– As hastes devem apenas se apoiar nas têmporas, sem pressioná-las, o que significa que os óculos não devem ser apertados. Em alguns casos, vincos se formam por conta disso.

– Elas também devem ficar bem ajustadas atrás da orelha, de forma que os óculos não fiquem nem frouxos nem apertados.


CADA FORMATO DE ROSTO, UM TIPO DE ARMAÇÃO

O formato do rosto também deve ser considerado na hora de se comprar óculos. São quatro os tipos principais:
Face quadrada: Óculos arredondados e ovalados, os menos angulares possíveis.
Face redonda: Armações retangulares e quadradas.
Rosto oval: Valem tanto os formatos arredondados quanto os retangulares.
Rostos triangulares: Tipo aviador e mais ovalados embaixo, para preencher o espaço.