Em entrevista ontem à RPC TV, a candidata do PT, senadora Gleisi Hoffmann, se recusou a falar sobre seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto. Também se negou a dizer quem apoiaria, em caso de um segundo turno entre Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), alegando não discutir hipóteses. E atribuiu à dificuldade de seu partido nas eleições para o governo do Paraná a uma suposta campanha de descontrução do PT. Curiosamente, essa mesma desconstrução não a impediu de ser eleita senadora em 2010.

Nada a declarar
Questionada sobre as novas denúncias envolvendo lideranças de seu partido e legendas aliadas em um suposto esquema de desvio de recursos da Petrobras, mais uma vez a petista saiu pela tangente. Alegou que não teve acesso aos documentos e que, portanto, não há o que comentar sobre o assunto. E repetiu que se alguém fez algo errado, que pague por isso. Gleisi deu a impressão de que quanto mais chega perto da eleição, mais ela adota uma postura defensiva.

Troll
A candidata a deputada estadual Claudia Pereira, esposa do prefeito de Foz do Iguaçu (região oeste) Reni Pereira entrou na Justiça por causa de uma postagem no Facebook com ataques à candidatura dela. A ex-secretária de Foz do Iguaçu processou também o Facebook. A Justiça Eleitoral determinou que o responsável pela postagem não repita o conteúdo e absolveu o Facebook. O texto publicado pelo usuário em seu próprio perfil na rede social acusava a esposa de Reni Pereira de nepotista, além de conter ofensas pessoais e acusações sem provas. Seja humilde e humanitária travestido de bondade traiçoeira e mentirosa NEPOTISTA (…) A senhora Claudia Pereira deveria estar na cadeia e não nas ruas fazendo campanha com dinheiro público…. Meu voto você jamais possuirá lobo em veste de cordeiro, diz a postagem impugnada.

Jornal proibido
A campanha do governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, foi proibida ontem de distribuir um jornal contra o senador e candidato ao governo Roberto Requião (PMDB). O jornal é identificado como propaganda oficial da coligação Todos Pelo Paraná de Richa e é distribuído dentro da legislação eleitoral, porém, a propaganda está proibida de afirmar que Requião Mente. Para o juiz Leonardo Castanho Mendes, da Justiça Eleitoral, o jornal foi feito com a única intenção de denegrir a honra do candidato Roberto Requião e confunde o eleitor por não mencionar Beto Richa.

Acidez
Lendo o panfleto não se percebe, de pronto, tratar-se de propaganda eleitoral de partido, coligação ou candidato; a propaganda não trás nenhuma alusão à candidatura de Beto Richa ou à coligação, nada, disse na decisão o magistrado. O juiz afirma que as ofensas não são embasadas em fatos e classificou como propaganda negativa. Ultrapassam a acidez toleradas nas campanhas eleitorais, especialmente, neste caso, pela forma como foram veiculadas, analisa. A multa por desobediência é de R$ 10 mil por dia.

Democrata
Requião exibiu toda a sua costumeira atitude em entrevista belicosa à revista Carta Capital. Questionado sobre a divisão do PMDB, seu partido, nas eleições para o governo do Estado, o candidato reagiu afirmando que todos os partidos vivem esse tipo de situação e limitou as dissidências a uma ou duas pessoas. É uma síndrome que acomete a todos os partidos. O único que não tinha esse problema era o partido nazista, o Hitler fuzilava. E eu não quis fazer uma noite dos longos punhais aqui, é uma coisa pouco democrática.

Reforço
Candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, o deputado federal e ex-jogador de futebol Romário, anunciou na segunda-feira que apoia no Paraná a candidatura de Rubens Bueno (PPS) a deputado federal. Romário conheceu Bueno na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, onde atuaram juntos. Os dois participaram em 2011 de visita técnica às obras da Arena da Baixada, em Curitiba, e às instalações do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Neste mandato conheci o deputado Rubens Bueno. Posso atestar que é um parlamentar sério, honesto, capaz e luta muito pelos interesses do Paraná, afirma Romário no vídeo.

Em alta
As MÍDIAS SOCIAIS são o tema do evento Encontro Marcado, realizado pelo ISAE, hoje, no Teatro Paiol, às 19h30. Para participar, é preciso de inscrever e doar 1 Kg de alimento não perecível, que será doado para o Cenaza (Centro Nazareno de Educação).

Em baixa
O Brasil deve produzir este ano 45,1 milhões de sacas de 60 quilos de CAFÉ BENEFICIADO (arábica e conilon), uma redução de 8,16% ou 4.010 sacas a menos que as 49,15 milhões produzidas na última safra. O clima e a saonalidade atrapalharam a produção.