Recado a você que é apaixonado pelo seu clube e acredita que só ele está sendo prejudicado pela arbitragem: A triste notícia é que você está enganado. Ouço aquele papo de conspiração, que os times fora do eixo são prejudicados, que só o seu time leva a pior. Não é bem assim. Dos jogos que vi este ano, lembrando rapidamente, Coritiba (na Copa do Brasil), Bahia, Internacional, Vitória, Atlético Mineiro, e agora até o Corinthians, no Brasileirão (que todos acham que sempre é beneficiado), foi vítima neste último fim de semana.

Eu vejo muitos jogos, gosto de assistir jogos e não somente do seu time. Vejo este ano talvez a pior fase da arbitragem brasileira desde os tempos de Edilson Pereira de Carvalho. Na Copa do Mundo México e Holanda, além de Croácia, foram prejudicados por erros de arbitragem. Então, não é um privilégio de árbitros brasileiros. A CBF precisa melhorar a preparação e também levar a arbitragem um pouco mais a sério. Mas pedir seriedade para a entidade máxima do nosso futebol é o mesmo que pedir para a formiga não comer açúcar. Na Liga dos Campeões da Europa o Borussia Dortmund passou de fase em 2013 contra o Málaga, por 3×2, com dois erros de arbitragem a favor do time alemão. Em Copas do Mundo eu posso falar do Gentille, que derrubou o Zico dentro da área da Copa 82. Foi determinante para o resultado de 3×2 e a Itália eliminou aquela máquina brasileira que merecia o título. De acordo com a teoria da Conspiração, o Brasil era para ser campeão da Copa. E aí¿

E no momento que estou escrevendo esta coluna, vendo Brasil x Polônia pela tevê, o técnico Bernardinho pediu um desafio e na câmera o arbitro descobriu que errou e o ponto voltou para o Brasil, pelo Mundial. O Vôlei sempre evoluiu e sempre que há uma necessidade de modernizar o esporte, uma comissão formada por ex-atletas e a Confederação Internacional se reúne e muda para melhorar a modalidade. Assim foi criado o tie-break, eliminado o rodízio com o set foi jogado com rodízio de posições e pontos, foi criada a posição do líbero, etc. O futebol foi inventado em 1863 e na última Copa, eles resolveram colocar o chip na bola. Quem sabe em mais 150 anos para implantar o desafio. Para concluir, no vôlei, o Brasil acaba de perder esse jogo para o time da casa por 3×2 num tie-break sensacional, para quem adora o vôlei como eu. Temos que vencer a Rússia amanhã. Este é o real problema, os gravatas da FIFA e da CBF nem se incomodam com a evolução. Ah, claro… a financeira e do marketing, sim.

Falando em CBF, agora que a data do Atletiba foi alterada deixa eu mencionar: Quem é o marreta que faz a tabela do Campeonato Brasileiro¿ Marcar um clássico no Brasileirão para uma quinta-feira é muita incompetência. Sábado não é de todo bom, mas bem melhor do que meio de semana. Só para avisar, será dia 4 de outubro, às 16:20h (horário de série B é para tirar onda¿). E o melhor da piada é que a decisão foi tomada depois de uma reunião na CBF, se é que precisa de reunião para descobrir que o único clássico paranaense do Campeonato seria numa quinta-feira. Antes do clássico, os dois clubes precisam se recuperar na tabela para poder dar interesse maior que escapar de uma posição incômoda e vencer seus próximos compromissos: O Coritiba tem ossos duros de roer, com São Paulo, Sport, Cruzeiro e Internacional. Já o Atlético, terá adversários não menos difíceis: Cruzeiro, Internacional, Chapecoense e Corinthians.

 

Mauro Mueller é apresentador do Show de Bola da Rede Massa, radialista e ator