SÃO PAULO, SP – O primeiro-ministro da Ucrânia recomendou ao Ministério da Defesa nesta quarta-feira (17) que garanta que as forças do governo estejam em alerta máximo para combate, apesar de um cessar-fogo em vigor com os separatistas no leste do país.
O cessar-fogo, que teve início no dia 5 de setembro, faz parte de um plano de paz acordado entre os separatistas, o governo ucraniano e o governo russo. A Ucrânia acusa a Rússia de armar os separatistas, que são de uma região de maioria étnica russa.
“A Rússia não vai nos deixar em paz, por isso estou pedindo ao ministro da Defesa que esteja em plena prontidão para a batalha”, disse Arseni Yatseniuk.
Pôr em prática o plano de paz do presidente Petro Poroshenko não significa que os “ministérios da Defesa e do Interior relaxem no trabalho”, disse ele. “Total prontidão. Nós não podemos acreditar em ninguém, especialmente os russos.”
O protocolo de Minsk assinado por ambos lados inclui, entre outras coisas, um cessar-fogo, a troca de prisioneiros de guerra, a abertura de corredores humanitários e a concessão de um status especial às regiões sob controle rebelde.
O Parlamento ucraniano aprovou na terça (16) uma lei que contempla três anos de governo autônomo para as zonas de Donetsk e Lugansk, controladas pelos rebeldes pró-Rússia. A lei também prevê eleições locais nas regiões em 7 de dezembro.
O primeiro-ministro da república popular de Donetsk, Alexandr Zajarchenko disse à agência Interfax que a administração separatista de Donetsk não permitirá que se organizem eleições locais ali.
“Temos um conselho supremo próprio e adotaremos uma decisão independente sobre quando realizar as eleições. Aqui não haverá nenhuma eleição organizada pela Ucrânia”, garantiu.
CONFRONTOS
Os bombardeios de artilharia e combates foram retomados nesta quarta junto ao aeroporto da região separatista de Donetsk após uma noite relativamente tranquila, segundo informaram fontes da prefeitura da capital regional.
De manhã, foram ouvidos explosões e disparos de artilharia perto do aeroporto e colunas de fumaça se elevaram rumo ao céu, de acordo com um comunicado.
Zajarchenko, informou que dois civis morreram nas últimas 24 horas por disparos procedentes do aeroporto.
Os separatistas acusam as forças governamentais de aproveitar a trégua para atacar o aeroporto e a cidade de Donetsk, principal reduto dos separatistas, reagrupar suas unidades e reforçar suas posições.