SÃO PAULO, SP – Um documentário sobre o ex-agente da Agência Nacional de Segurança americana (NSA) Edward Snowden será lançado no Festival de Cinema de Nova York, em outubro. O anuncio foi feito após a lista de filmes que participarão do festival já ter sido divulgada, o que nunca aconteceu na história do evento.
O filme “CITIZENFOUR” é dirigido pela jornalista Laura Poitras, indicada ao Oscar de melhor documentário em 2007 com “P.O.V” e vencedora de um prêmio Pulitzer.
Ela foi uma das jornalistas que viajou a Hong Kong para se encontrar com Snowden -até então conhecido para ela apenas sob o codinome de “cidadão quatro”- e ver pessoalmente documentos do governo que ele alegava possuir.
“Ver ‘CITIZENFOUR” pela primeira vez é uma experiência que nunca vou esquecer”, disse o diretor do festival Kent Jones. “O filme opera em múltiplos níveis ao mesmo tempo: faz um estudo de carácter [de Snowden], é uma história de suspense real, e é assustador. Quando as luzes se acenderam, todos na sala estavam chocados, animados e profundamente perturbados.”
O documentário será exibido no festival como uma “apresentação especial”, antes de chegar às salas de cinema americanas no dia 31 de outubro. No Brasil, o filme não tem previsão para estrear.
Nesta terça (17), foi anunciado também que o longa será exibido no Festival de Cinema de Londres, uma semana após sua exibição em Nova York.