Uma série de blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência em shoppings e supermercados será uma das atividades da Semana Nacional do Trânsito 2014 em Curitiba. A Prefeitura de Curitiba lança nesta quinta-feira (18) a sua programação, com uma cerimônia no auditório Thomas Morus da PUCPR. O evento deste ano tem como tema Cidade para Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre e será realizado em homenagem ao agente de trânsito Reynaldo Lopes, morto no final de agosto.

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, as blitze em estacionamentos terão caráter educativo para chamar a atenção sobre a utilização irregular das vagas preferenciais de idosos e pessoas com deficiência. “Precisamos aprofundar a discussão sobre o uso das vagas preferenciais dentro da pauta dos órgãos públicos e das empresas privadas. Todas as pessoas com deficiência, seja qual for, têm direito ao uso dessas vagas, desde que tenham credencial”, disse a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.

A Semana do Trânsito será a partida de uma medida de reforço na fiscalização das vagas prioritárias. A partir de outubro, uma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) será designada para fiscalizar e atender as denúncias de ocupação irregular de vagas preferenciais em estabelecimentos privados de uso público, como supermercados e shoppings. Empresários do setor estão se unindo com a Prefeitura para tomar medidas de esclarecimento sobre o uso dessas vagas.

Prefeitura e empresários do comércio se unem para inibir ocupação irregular das vagas de estacionamento
Programação

O prefeito Gustavo Fruet participa da abertura da Semana Nacional de Trânsito em Curitiba, que terá a palestra magna Caminhabilidade, da professora Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, especialista em trânsito e uma das principais autoridades da área no País.

“A Semana Nacional de Trânsito em Curitiba será um momento para discutir todas as ações da Prefeitura em prol do pedestre curitibano e a relação que o cidadão estabelece com a cidade, na medida em que é o ator mais importante para o trânsito e a mobilidade da cidade”, afirma a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A programação da Semana Nacional de Trânsito vai reunir palestras, blitze educativas e de fiscalização, atividades recreativas, esportivas e de saúde e exposições. O Dia sem Carro e a inauguração da Praça do Ciclista, no Centro, também integram a programação.

Na quarta-feira (19), em evento especial da programação, o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda, irá ministrar a palestra Trânsito como Questão de Saúde Pública, destacando como o grande número de acidentes e as mortes no trânsito afetam a área da saúde no Brasil.

No mesmo encontro, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, ministra a palestra Curitiba: 100 Anos de Evolução, sobre o desenvolvimento do trânsito na capital paranaense, e o diretor de engenharia da Setran, Mauricio Razera, fala sobre o projeto-piloto do semáforo para pessoas com mobilidade reduzida.

O Dia Mundial sem Carro, no dia 22 (segunda-feira), será lembrado com uma ação na Rua Monsenhor Celso, com o fechamento da via para o trânsito para a realização de diversas atividades. A Setran celebra no dia 23 (terça-feira) o Dia do Agente Municipal de Trânsito.

 

Programação da Semana Nacional do Trânsito 2014

 

18/9 (quinta-feira)

19h30 – Cerimônia de abertura com o prefeito Gustavo Fruet e a palestra magna: Caminhabilidade, por Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.

Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho). Auditório Thomas Morus – Bloco Amarelo – 1° andar.

 

19/9 (sexta-feira)

8h30 – Palestra Curitiba: 100 Anos de Evolução, por Sérgio Pires, presidente do Ippuc.

10h30 – Palestra Trânsito como Questão de Saúde Pública, por Adriano Massuda, secretário municipal de Saúde.

11h15 – Palestra Resolução N°495 do Contran e Semáforo para Pessoas com Mobilidade Reduzida – Projeto Piloto, por Maurício Razera, diretor de engenharia da Setran.

Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho). Auditório Sobral Pinto – Bloco Amarelo – 1° andar.

 

20/9 (sábado)

10h, 11h e 12h – Apresentações do Teatro Unibrasil e da Escola Pública de Trânsito.

9h às 13h – Apresentações de estandes das secretarias e órgãos municipais (Trânsito, Pessoa com Deficiência, Saúde, Defesa Social, Esporte, Lazer e Juventude e Fundação de Assistência Social) e do Instituto Paz no Trânsito.

Local: Praça Osório/Rua XV de Novembro (Centro).

 

21/9 (domingo)

13h30 às 17h – Festa da Cidadania e da Acessibilidade – Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.

Local: Escola Municipal Vereador João Stival (Rua João Budel, 163 – Butiatuvinha). Agendamento de transporte para acesso ao evento pelos fones (41) 3374-5008 e (41) 3374-5278. Outras informações pelo fone (41) 3374-5313.

 

22/9 (segunda-feira)

9h às 13h – Celebração do Dia Mundial Sem Carro, com bloqueio da Rua Monsenhor Celso para realização da atividade Vivência de Mobilidade e de atividades recreativas das secretarias municipais de Educação e do Esporte, Lazer e Juventude. Apresentação dos estandes da exposição Frases do Dia Sem Carro 2013.

Local: Rua Monsenhor Celso, entre ruas Mal. Deodoro e José Loureiro (Centro).

 

9h – Inauguração da Praça do Ciclista

Local: Rua Pres. Faria esquina com Rua São Francisco (Centro).

10h – Posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Trânsito.

Local: Palácio 29 de Março.

 

23/9 (terça-feira)

9h – Celebração do Dia do Agente Municipal de Trânsito, abertura da exposição de fotos do livro Cidade para Pessoas – Setran e entrega de certificados para agentes de trânsito participantes da obra.

Local: Departamento de Fiscalização da Setran (Rua Tomas Edson, 34, esquina com a Rua Senador Salgado Filho – Prado Velho).

15h – Inauguração do posto de atendimento da Setran na Administração Regional da CIC.

Local: Rua da Cidadania CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460).

 

23, 24 e 25/9 (de terça a quinta-feira)

Abordagens e blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência.

Local: todas as Administrações Regionais de Curitiba, supermercados, shoppings e outros pontos da cidade.