SÃO PAULO, SP – Cinco das 94 pessoas presas durante uma reintegração de posse que provocou uma série de confrontos, na terça (16), na região central de São Paulo, foram encaminhadas para o CDP (Centro de Detenção Provisória) nesta quarta-feira (17). Os demais detidos já tinham sido liberados na noite de terça.
Entre as pessoas que permanecem presas estão uma mulher, presa em flagrante colocando fogo em um ônibus na frente do Theatro Municipal, e levada nesta quarta para o CDP de Franco da Rocha, e quatro homens presos em flagrante por furto, que foram encaminhadas para os CDPs do Belém, Vila Independência e Pinheiros.
A confusão aconteceu durante a reintegração de posse de um prédio da avenida São João, onde estavam 315 famílias de sem-teto. O tumulto resultou em um ônibus incendiado, saques em ao menos duas lojas e mais de 94 pessoas encaminhadas à delegacias por crimes como esbulho (invasão de propriedade alheia), furto, agressão, resistência e desacato.
A PM afirmou ter revidado com bombas de efeito moral e balas de borracha após moradores do prédio jogarem objetos contra as tropas. Os sem-teto, porém, dizem que só lançaram objetos contra os policiais após eles terem invadido o local. Com isso, houve confrontos, que se estenderam a outras ruas da região.
Ao todo, foram registrados confrontos nas ruas Barão de Itapetininga, Ipiranga, 24 de Maio, Dom José de Barros e próximo a região da praça da República. Houve tumulto, correria e a todo instante a PM lançava bombas de gás para tentar dispersar a multidão.
O clima de tensão diminuiu à tarde, mas tumultos recomeçaram por volta das 16h. Houve nova correria e lojistas voltaram a baixar as portas. Funcionários do comércio local foram liberados mais cedo e alguns saíram das lojas usando máscaras cirúrgicas para se proteger do gás lacrimogêneo que tomava a região.
Por volta das 22h10, foi concluída a reintegração do prédio invadido, com a saída do último caminhão com pertences das famílias.