O Natal tem chegado cada vez mais cedo às prateleiras do comércio. Na ânsia de sair na frente nas vendas, os hipermercados têm colocado à disposição dos consumidores panetones e itens de decoração natalinos já a partir dos primeiros dias de setembro. Nas casas especializadas os itens começam a ser vendidos já a partir de julho e, nesta época do ano, já tomam conta das vitrines, como na tradicional Casa dos Bonecos, em Santa Felicidade.
Com um reforço no estoque de cerca de 30% frente a igual período do ano passado, as mercadorias estão chegando à loja desde maio. Como somos especializados em Natal, temos enfeites durante todo o ano, mas não expostos em toda a loja, apenas em nichos, conta o gerente financeiro da Casa dos Bonecos, Lúcio Flávio de Andrade. Ele revela que para este Natal, 90% da loja foi renovada.
Embora as mercadorias ainda devam chegar à loja até meados de outubro, árvores, guirlandas, papais noéis e enfeites já tomaram conta da loja. Há árvores natalinas a partir de 90cm até de 5 metros. As cores deste ano, além do tradicional vermelho, dourado, verde e prata, serão acrescidas do branco. Os enfeites incluem as tradicionais bolas, fitas, piquês (cachos de arranjos) de flores e folhas e caixas de luzes.
No Sam’s Club, clube de compras do Walmart Brasil, as compra de produtos natalinos também foram antecipadas com base no comportamento do consumidor que, no ano passado, iniciou as compras de fim de ano no mês de setembro.

Desde o início do mês, as lojas de Curitiba (Atuba e Barigui) já registram procura por itens de Natal, como enfeites para árvores, guirlandas e presépios. As árvores de Natal são os artigos mais procurados pelos sócios, com preços que variam de R$ 189,00 à R$ 429,00, com altura de 2,28m.
Outra novidade são os produtos em LED, como luzes e anjos, que aparecem em maior quantidade no Natal 2014. Os clientes estão cada vez mais optando por opções mais econômicas e sustentáveis, então aumentamos a oferta desses itens, afirma Joaquim Donizete, diretor do Sam’s Club Atuba.
Nas lojas da rede Carrefour o clima de final de ano chegou com os produtos típicos da época, como frutas em calda e biscoitos finos e os panetones artesanais. A expectativa da companhia é que sejam vendidas 1.100 toneladas ou 2,2 milhões unidades do produto até o final de dezembro.  A tradicional receita natalina estará disponível em seis versões: Frutas Cristalizadas (foto), Chocolate, Trufado Chocolate, Trufado Damasco, Trufado Nozes e Trufado Doce de Leite. As unidades podem ser encontradas em embalagens de 500 e 600 gramas.