SÃO PAULO, SP – O ex-policial civil Fábio Agostino Macedo foi condenado nesta terça-feira (16) a 24 anos de prisão pelo assassinato da delegada Denise Quioca, 28. Ela foi morta a tiros em 23 de dezembro de 2010, dentro do 1º DP de Guarulhos, na Grande São Paulo.
O julgamento que condenou Macedo durou dois dias e terminou com a condenação dele por homicídio qualificado por motivo torpe, utilização de meio cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima. A defesa do ex-policial confirmou ao final do júri que ele vai recorrer, mas, como já estava preso, permanecerá na cadeia durante o recurso.
Na decisão, a juíza Maria Gabriela Riscali Tojeira apontou que o crime foi praticado “com brutalidade, insensibilidade e covardia, quando Denise estava em paz, feliz com a expectativa do casamento e com a carreira de delegada conquistada, acarretando uma perda inestimável ao noivo, cujos planos morreram com Denise, além de insuperável saudade a seus familiares”.
Segundo a acusação, Macedo foi namorado de Denise por cerca de nove anos, mas não se conformava com o término do relacionamento. No dia do crime, ele teria entrado na sala da delegada armado com três pistolas. Os dois discutiram e ele disparou 19 vezes contra a ela, usando duas das armas. Ela morreu na hora. Macedo se entregou aos policiais do plantão.
Antes do crime, a delegada havia registrado pelo menos dois boletins de ocorrência contra o ex-namorado, um deles de agressão. As duas queixas foram registradas em setembro de 2010.