O Atlético perdeu por 2 a 0 para o Cruzeiro, nessa quarta-feira (dia 17) à noite, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, ficou em 11º lugar, com 28 pontos – sete acima da zona de rebaixamento e oito abaixo do G4. O time mineiro é o líder da competição, com 49 pontos.

Com a vitória, o Cruzeiro somou uma sequência de 23 jogos de invencibilidade no Mineirão.

O Atlético não tinha Dellatorre, Dráusio e Cléo, lesionados. As novidades na escalação foram as voltas de João Paulo e Marcos Guilherme, que estavam suspensos na rodada anteriores, além de Natanael. Foram para o banco Bady, Mário Sérgio e Hernani.

O técnico Claudinei Oliveira usou um esquema tático em que o time defendia no 5-2-1-2 e atacava no 3-4-3. O trio de zagueiros era Gustavo, Cleberson e William Rocha. Sem a bola, Sueliton e Natanael marcavam como laterais. Com a bola, avançavam e formavam a linha de quatro no meio-campo. Marcos Guilherme defendia como meia, mas virava quase um centroavante com a bola. Lá na frente, Douglas Coutinho ficava aberto na esquerda e Marcelo, na direita. A ideia era jogar bastante recuado e contra-atacar com a velocidade dos pontas.

O Cruzeiro veio no seu tradicional 4-2-3-1, atacando e defendendo em bloco. Mais entrosado e com mais qualidade, o time mineiro dominou o jogo. A retranca do Atlético apenas reduziu a velocidade do adversário, mas não impediu que o líder do campeonato encontrasse espaços para jogar.

O primeiro gol saiu já aos 26 minutos. Alisson invadiu a área e chutou cruzado. A bola desviou na zaga, enganou Weverton e entrou. Depois do gol, o Atlético mudou para o 4-4-2, com Natanael mudando para o meio-campo e William Rocha passando para a lateral-esquerda. O time esboçou uma reação, mas pouco criou.

O primeiro tempo terminou com 64% de posse de bola do Cruzeiro, que acertou 84% dos passes e fez 11 finalizações (cinco para fora e cinco bloqueadas). O Atlético teve 64% de passes certos e uma finalização.

No intervalo, Julio Baptista, do Cruzeiro, saiu lesionado. Entrou o atacante Willian (ex-Atlético-PR, Figueirense e Corinthians). O Atlético tentou ser mais ofensivo, mas não conseguiu levar perigo ao gol adversário. O time mineiro seguiu controlando o jogo no segundo tempo e fez 2 a 0 aos nove minutos. Marcelo Moreno chutou de fora da área e fez seu 11º gol na competição – é o artilheiro isolado do Brasileirão.

No total dos 90 minutos, o Cruzeiro teve 57% de posse de bola, acertou 84% dos passes e fez 17 finalizações (três certas). O Atlético acertou 71% dos passes e somou duas finalizações (uma bloqueada e uma para fora).

CRUZEIRO 2 x 0 ATLÉTICO
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva, Henrique, Alisson (Marlone), Éverton Ribeiro (Nilton) e Júlio Baptista (Willian); Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira
Atlético: Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson, William Rocha e Natanael (Sidcley); Deivid, João Paulo (Hernani) e Marcos Guilherme; Marcelo e Douglas Coutinho (Mosquito). Técnico: Claudinei Oliveira
Gol: Alisson (26-1º) e Marcelo Moreno (9-2º)
Cartões amarelos: Alisson (C).
Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP)
Público: 19.403 total
Local: Mineirão

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
13 – Mayke invade a área e rola para a entrada da área. Henrique chuta. A defesa bloqueia.
26 – Gol do Cruzeiro. Alisson passa por Sueliton, entra na área e chuta cruzado. A bola desvia na zaga, engana Weverton e entra.
39 – Mayke cruza da direita. Marcelo Moreno sobe e tenta o cabeceio, mas Gustavo sobe junto e bloqueia no ar.
43 – Falta no meio-campo. Natanael lança. William Rocha recebe na área e marca o gol. O árbitro anota impedimento.
45 – Alisson chega à linha de fundo e cruza. A bola passa por Weverton, mas Gustavo salva.

Segundo tempo
8 – Everton Ribeiro cobra escanteio. Léo sobe e cabeceia perto, sobre o gol.
9 – Gol do Cruzeiro. Marcelo Moreno avança e ninguém marca. Ele chuta de fora da área e acerta no canto.
18 – Everton Ribeiro invade a área e chuta cruzado. Weverton segura.
36 – Everton Ribeiro tabela com Marcelo Moreno dentro da área. William Rocha corta, mas a bola sobra para Marlone, que chuta cruzado. A zaga salva.
37 – Marcos Guilherme invade a área e chuta cruzado, para fora.