Segundo o Neighborhood Cats, sociedade pioneira em castração de animais domésticos, de Nova York, gatos ferais são felinos que praticamente retornaram ao estado selvagem, não permitindo a aproximação de pessoas, embora em alguns casos dependam de pessoas para se alimentar. Na Austrália, onde o problema é mais grave, cinco espécies nativas já foram dizimadas por esses gatos que se transformaram em ferais. Em alguns países, como a Nova Zelândia e a Austrália, esses animais são considerados verdadeiras pragas, ao ponto de a própria Austrália e alguns estados dos Estados Unidos liberarem a caça deles.

Brasil — No Brasil, o Distrito Federal já sente os efeitos da falta de responsabilidade de donos de cães e gatos. Estima-se que o DF tenha cerca de 20 mil animais que já foram domésticos e acabaram sendo abandonados e agora se juntam em matilhas que atacam outras espécies, algumas grandes, como catetos e veados.

Já os javalis europeus, espécie exótica introduzida no País como curiosidade, acabou se reproduzindo com facilidade no meio ambiente, já que não tem no Brasil um predador natural. Pelo menos dez estados registraram a presença do animal — Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Acre. Acre. A espécie pode ter chegada à contagem de centenas de milhares nos últimos anos.