O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, proclamou o dia 23 de setembro como o “Dia de David Bowie”. Segundo informa a edição americana da revista Rolling Stone, a homenagem ao músico britânico tem a ver com a chegada na cidade da mostra “David Bowie Is…”, que já passou por São Paulo, permanecendo 71 dias em cartaz no MIS, onde recebeu mais de 80 mil visitantes. De acordo com uma nota do site Consequence of Sound, o anúncio foi feito por escrito em uma publicação na qual Emanuel descreve o lendário roqueiro como “um inegável ícone globalque ostenta um catálogo de 26 álbuns de estúdio aclamados pela crítica”, que “construiu pontes entre culturas e crenças enquanto ao mesmo tempo transcendia e fortalecia a música, a arte, a moda & design e cânones teatrais”.


Sai cartaz de novo filme O Hobbit

O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos, o terceiro e último filme da nova trilogia de Peter Jackson, ganhou o primeiro de uma série de cartazes de personagens. A arte mostra o Rei Elfo Thranduil (Lee Pace). O capítulo final da trilogia Hobbit chegará aos cinemas em 11 de dezembro.


Morre o autor de “Eu sou brasileiro, com muito orgulho…”

Morreu ontem, em Ribeirão Preto (SP), o compositor Nelson Biasoli, autor do grito “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor!”. Biasoli estava internado há 21 dias, com diagnóstico de insuficiência renal e infecção pulmonar. Ele deixa mulher e três filhos e será sepultado hoje, em Tambaú (SP), onde nasceu. “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor!” foi escrita em 1949, quando Biasoli era professor em Ribeirão Preto. A música foi feita para animar uma competição estudantil e, desde então, se tornou o principal canto da torcida brasileira em diversas modalidades esportivas, especialmente em partidas de futebol. Na Copa do Mundo de 2014, virou uma espécie de hino informal do torcedor brasileiro – tanto que o músico apareceu várias vezes na mídia falando da composição.


O Rappa estaria perto do fim

O grupo musical O Rappa, composto por Marcelo Falcão, Alexandre Menezes, Lauro Faria e Marcelo Lobato, estaria perto do fim. Tudo porque o clima entre os quatro anda péssimo. Ao menos é o que garantiu uma pessoa muito próxima à banda, segundo o colunista Leo dias, do jornal O Dia. Segundo essa pessoa, os músicos vivem pequenas crises desde a saída do baterista Marcelo Yuka, um dos fundadores da banda, em 2001. Yuka chegou a dizer que Falcão tem um gênio difícil.


Exposição sobre Tim Burton virá ao País

Um dos diretores mais inovadores do cinema chegará ao Brasil em 2016. Em carne e osso. A megaexposição dedicada à obra de Tim Burton vai estar no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo entre janeiro e abril de 2016. A grande novidade está por conta do próprio cineasta, que virá ao Brasil para a abertura. Sua presença está confirmada em contrato. O MIS promete uma exposição cenográfica impecável para repassar a carreira e o mundo criativo do diretor de Edward, Mãos de Tesoura, A Noiva Cadáver e Os Fantasmas se Divertem.


Representante do Brasil no Oscar será anunciado hoje

O Ministério da Cultura irá anunciar hoje o filme que representará o país para a seleção do prêmio de Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015. Como todos os países participantes, o Brasil tem direito a escolher um de seus filmes para concorrer à indicação. A decisão será tomada por uma banca de especialistas selecionados pelo ministério e anunciada de manhã na Cinemateca, em São Paulo. O anúncio será feito pela própria ministra da Cultura, Marta Suplicy. O longa selecionado concorrerá a uma das cinco vagas da categoria de filme estrangeiro. Pelo menos 15 países já nomearam seu candidato a figurar na lista de indicados. Esses são os 18 filmes brasileiros na disputa por uma nomeação.
A Grande Vitória Diretor: Stefano Capuzzi
A Oeste do Fim do Mundo Diretor: Paulo Nascimento
Amazônia Diretor: Thierry Ragobert
Dominguinhos Diretores: Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar
Entre Nós Diretor: Paulo Morelli
Exercício do Caos Diretor: Frederico Machado
Getúlio Diretor: João Jardim
Hoje eu quero voltar sozinho Diretor: Daniel Ribeiro
Jogo de Xadrez Diretor: Luís Antônio Pereira
Minhocas Diretores: Paolo Conti e Arthur Nunes
Não pare na pista Diretor: Daniel Augusto
O Homem das Multidões Diretor: Marcelo Gomes e Cao Guimarães
O Lobo Atrás da Porta Diretor: Fernando Coimbra
O menino e o mundo Diretor: Alê Abreu
O menino no espelho Diretor: Guilherme Fiúza
Praia do Futuro Diretor: Karim Aïnouz
Serra Pelada Diretor: Heitor Dhalia
Tatuagem Diretor: Hilton Lacerda