Requerimento da Câmara Municipal à Prefeitura de Curitiba, enviado na última segunda-feira (15), solicita a construção de canal extravasor no bairro Rebouças, no trecho compreendido entre as ruas Desembargador Westphalen, Almirante Gonçalves, Alferes Poli e Brasílio Itiberê. A proposição (044.10447.2014) aponta os constantes alagamentos na região, devido às chuvas.

O alagamento das ruas é constante, independente dos bueiros ou boca de lobos estarem desobstruídos. As águas das chuvas invadem casas e o comércio da região, justifica o texto. O requerimento ao Executivo destaca a existência de abaixo-assinado contra as inundações.

Conseguimos cerca de 700 assinaturas. A reivindicação é antiga, disse à Câmara a presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Rebouças, Chris Zanello. Queremos que o problema seja resolvido, que não seja uma solução temporária contra os alagamentos, completou.

Canais extravasores
A limpeza e outras intervenções nesses canais, que ajudam a escoar águas das chuvas, foi tema, neste ano, de outros 11 requerimentos à prefeitura (leia mais). Também encaminhada nesta segunda, à Secretaria do Governo Municipal (SGM), a proposição 044.10481.2014 solicita com urgência o manilhamento do canal extravasor da rua Joaquim Ferreira Guimarães com a Desembargador Luiz Antonio Pires de Carvalho e Albuquerque, no Tatuquara, devido à erosão no local.

No Uberaba, o documento 044.09851.2014 requer, além da limpeza do canal extravasor da rua Leo De Abreu Miró, a fiscalização de ligações irregulares de esgoto. Os moradores reclamam do mau cheiro, que vem acompanhado de pragas como ratos e baratas, trazendo desconforto e constrangimento e atrapalhando o comércio, justifica.

Duas das proposições foram respondidas pela administração municipal, conforme informações do Sistema de Proposições Legislativas (SPL II) da Câmara de Vereadores. Segundo a prefeitura, o pedido feito no requerimento 044.01737.2014, para desassoreamento do canal da rua Humberto Bertholdi, Tatuquara, foi atendido.

Já a resposta para a solicitação 044.10282.2014, enviado à SGM no dia 3 de setembro, é que as manilhas estão limpas e com a água fluindo. A proposição solicitava a desobstrução das manilhas que dão vazão ao canal extravasor da rua João Enéas Ramos de Sá, no Tatuquara.