SÃO PAULO, SP – Policiais civis prenderam na manhã desta quinta (18) pelo menos 22 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas no Complexo do Alemão, zona norte do Rio. Entre eles está Edson Silva de Sousa, conhecido como Orelha, apontado como um dos chefes da quadrilha.
Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, que também é apontado como chefe do tráfico do Alemão, no entanto, continua foragido desde a ocupação das forças de segurança para a implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), em 2010. Segundo investigadores, Silva é um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho e estaria escondido no Paraguai.
A polícia apreendeu também três adolescentes durante a operação de hoje. A cúpula de segurança tenta cumprir um total de 41 mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão de jovens.
Em nota, a Secretaria de Segurança informou que a ação é resultado de uma força-tarefa da 45ª DP (Complexo do Alemão) e da Subsecretaria de Inteligência da pasta, com apoio do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual.
A investigação, que começou há oito meses, tem o objetivo de identificar suspeitos de desestabilizar o processo de pacificação no conjunto de favelas. “Comprovamos que após a prisão de traficantes da região (em outras operações da 45ª DP), a facção criminosa determinou reações violentas, como forma de retaliações à polícia”, disse em nota.
Um dos ataques criminosos aconteceu no dia 28 de abril, quando ônibus e carros estacionados próximo ao Comando de Polícia Pacificadora, na estrada do Itararé, uma das vias de acesso ao Alemão, foram incendiados.
Os investigadores ainda não confirmaram se os presos teria ligação com a morte do capitão da UPP Nova Brasília, Uanderson Manoel da Silva, 34. Ele foi assassinado com um tiro na semana passada quando auxiliava –-sem colete à prova de balas-– uma equipe policial.
Até as 9h30, não havia registro de tiroteios na região. Também não havia informações de armas ou drogas apreendidas.