Na terça-feira, 16 de setembro, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a Polícia Militar do Paraná realizam a Operação João de Barro, com ações em 13 cidades do estado. O objetivo foi coibir crimes ambientais e de corrupção ativa e passiva.

No total, foram cumpridas 36 conduções coercitivas, 22 buscas domiciliares e três buscas em estabelecimentos comerciais. Além disso, uma madeireira foi interditada e 14 pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma. Foram apreendidas, ainda, 24 armas longas (espingardas e carabinas), três revólveres, duas pistolas e uma garrucha, bem como mais de 6 mil munições (inclusive de calibre restrito).

Durante a operação, também foram apreendidos R$ 34 mil em espécie, mais de R$ 27 mil em cheques e aproximadamente 4 mil dólares, afora cerca de 22 quilos de carne de animais silvestres, provenientes de caça, e outros objetos usados por caçadores, como punhais, mira a laser, lunetas, rádio-comunicadores e faroletes.

Operação – A ação do Gaeco e da Polícia Militar é resultado de uma investigação do Gaeco de Guarapuava e aponta situações, ocorridas desde 2010, de crimes de corrupção ativa e passiva e crimes ambientais, como corte ilegal de árvores, obstáculo à fiscalização, comercialização e transporte ilegal de madeiras. A investigação aponta o envolvimento de policiais da Força ambiental, de servidores do Instituto Ambiental do Paraná e de empresários e funcionários do setor madeireiro.

As medidas foram cumpridas nos municípios de Curitiba, Guarapuava, Imbituva, Ivaí, Guamiranga, Irati, Inácio Martins, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, Prudentópolis, Reserva, Teixeira Soares e Tibagi.