ANDRÉ MONTEIRO, SP – Mais da metade dos moradores da cidade de São Paulo tem pelo menos um carro em casa. É o que diz uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Rede Nossa São Paulo, divulgada nesta quinta-feira.
Segundo o levantamento, feito entre os dias 29 de agosto e 3 deste mês, com 700 entrevistados, o número de pessoas com carro na cidade subiu de 52% no ano passado para 62% neste ano. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais.
Outro dado divulgado pela Rede Nossa São Paulo aponta que também aumentou a preferência do paulistano pelo uso do automóvel. Segundo a pesquisa, subiu de 27% para 38% o número de pessoas que dizem utilizar carro todos os dias ou quase sempre.
Detalhes da pesquisa foram divulgados em evento realizado Sesc-Consolação, na região central da cidade. Candidatos ao governo do Estado compareceram ao local.
De acordo com o estudo, apesar de se mostrar cada vez mais apegado ao carro, o paulistano também revela uma face sustentável. Segundo a pesquisa, é majoritária a aprovação da construção e ampliação de ciclovias na cidade. Subiu de 86% para 88% a taxa favorável às vias exclusivas para bicicletas na cidade de 2013 para este ano.
No transporte coletivo, outro sinal contraditório. Chegou a 90% a aprovação das faixas de ônibus em funcionamento na cidade, que atualmente somam 440 km de extensão na cidade.
Ainda de acordo com o levantamento, o índice de aprovação a um eventual rodízio de dois dias também aumentou. Eram 36% dos entrevistados no ano passado, e agora são 43%, segundo a pesquisa feita pelo Ibope.