A Praça Garibaldi, no Largo da Ordem, receberá um mutirão de limpeza neste sábado (20), a partir das 9 horas, durante o Dia Nacional da Limpeza. O evento, organizado pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) em parceria com o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Seac-PR), conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e faz parte de um evento nacional em diversas cidades brasileiras.

Selecionamos a Praça Garibaldi por fazer parte de nosso Centro Histórico e por receber sempre um grande fluxo de turistas na cidade. Agradecemos as entidades envolvidas por organizar esse trabalho no início da primavera, diz o secretário municipal do Governo, Ricardo McDonald Ghisi.

A atividade na Praça Garibaldi prevê a higienização do petit pavê, lixeiras, bancos, pontos de ônibus e da Fonte da Memória com equipamentos de alta tecnologia e suporte de profissionais das empresas associadas ao Seac-PR, além de destacar o uso racional da água, o descarte correto dos resíduos e a utilização de produtos biodegradáveis para a limpeza. Os equipamentos que serão utilizados são tecnologicamente avançados, usam o mínimo de água possível, sendo que alguns dispensam a energia elétrica. É possível limpar, higienizar e deixar os ambientes mais saudáveis e propícios para o convívio e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, conta o presidente do Seac-PR, Adonai Arruda.

Durante o sábado, o setor de limpeza ainda irá ofertar 1,2 mil vagas de trabalho para pessoas com deficiência física, com cadastro dos interessados em um estande montado na região da Praça Garibaldi. Para ser efetivado, o candidato não precisa ter experiência na área.

Apoiam o evento a Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Siemaco), a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e as empresas Diversey e Karcher.