No próximo sábado, dia 20 de setembro, voluntários se reunirão nas praias de Pontal do Paraná para o II Mutirão de Limpeza promovido pela Ong Parceiros do Mar e pela Associação MarBrasil. O objetivo é aproveitar a Semana Internacional da Limpeza de Praias, Manguezais, Rios e Restingas e coletar o lixo de cerca de 6 km de praia, com a expectativa de reunir cerca de 100 voluntários entre às 8h e 13h.

O evento tem parceria do Instituto Ambiental do Paraná que também vai fazer a limpeza subaquática do mar e do Corpo de Bombeiros, que fará a segurança e retirada de artefatos submersos que representam risco de morte à população. Com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente de Pontal, o ponto de encontro para quem quiser participar será no Parque Municipal do Manguezal do Rio Perequê, ao lado do Centro de Estudos do Mar (CEM) – Pontal do Sul.

ROTEIRO: Serão três equipes que se dividirão para atender o canal DNOS, o manguezal e a praia em direção a Ipanema e Shangri-lá, acompanhando a limpeza subaquática até às 13h.

ORIENTAÇÃO AOS VOLUNTÁRIOS – O deslocamento é por conta dos voluntários interessados em ajudar. Cada um deverá também levar seu protetor solar, boné/chapéu, repelente, galocha, etc. Para quem chegar antes das 8h, será servido um café da manhã preparado pela Kithau Alimentos, Sabor&Sabor e Nutrimental. Se chover a ação será cancelada e transferida para o próximo sábado, dia 27 de setembro.

SEMANA INTERNACIONAL – Simultaneamente, estarão ocorrendo ações de limpeza em outros estados litorâneos do Brasil, representadas pela Aquasis (CE), Instituto Jacarenema (ES), Ecofaxina e Ecosurf (SP) e Guardiões das Mata Atlântica (RJ).

O Mutirão de Limpeza de Pontal do Paraná é uma realização da ONG Parceiros do Mar e Associação MarBrasil, com patrocínio da MedPrev, Sabor&Sabor, Nutrimental, Spaipa, TechInt e Trip Bar. Apoio da Ambiens Consultoria Ambiental, Casa Treze Studio, Coletivo do Bem e Instituto Ambiente em Movimento.

SERVIÇO:

Mutirão de Limpeza do Mar – Pontal do Paraná
Data: 20 de setembro (sábado).
Horário: 8h às 13h.
Ponto de Encontro: Parque Municipal do Manguezal do Rio Perequê, ao lado do Centro de Estudos do Mar (CEM) – Pontal do Sul.
www.parceirosdomar.org
Facebook.com/surfseguro