JOÃO PEDRO PITOMBO
SALVADOR, BA – As coligações dos candidatos ao governo da Bahia Rui Costa (PT) e Lídice da Mata (PSB) acionarão a Justiça Eleitoral contra a Rede Bahia, retransmissora da Rede Globo no Estado, por suposto benefício ao candidato Paulo Souto (DEM)
A Rede Bahia é dona da TV Oeste, que passou ao menos um dia veiculando uma imagem congelada de Souto para aparelhos da região de Bom Jesus da Lapa (a 796 km de Salvador).
A emissora diz que houve falha técnica do equipamento receptor de satélite instalado na cidade, o que resultou no congelamento da imagem. A empresa é comandada por familiares do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que é o principal cabo eleitoral de Souto na campanha estadual.
O DEM nega motivação política no caso e afirmou que pedirá uma perícia nos equipamentos de retransmissão da TV para confirmar sua versão.
A coligação petista promete entrar ainda nesta quinta-feira (18) com uma representação por uso abusivo dos meios de comunicação.
Nesta sexta-feira (19), será a vez da coligação da candidata Lídice da Mata (PSB) questionar o episódio na Justiça.
Segundo o advogado do PSB, Carlos Medrado, o fato de a imagem ter ficado congelada por mais de um dia mostra “ação deliberada” da emissora na promoção de Souto. “Não houve equívoco”, disse.
Carlos Soares, advogado da coligação petista, fez coro e afirmou que “não há justificativa para coincidência tamanha”. “Se o candidato estivesse no meio de um discurso, fazendo careta, até acreditaria em coincidência. Mas a imagem mostra o candidato num momento alegre, abraçando uma eleitora”, afirma.
O advogado da coligação de Souto, Ademir Ismerim, questionou o argumento dos rivais e disse que a campanha “não tem ingerência sobre as imagens da televisão”.
Ele afirmou que se tratou de um problema restrito a duas cidades, e que não teria nenhuma influência no resultado das eleições. “Como estamos numa eleição, fazem pirotecnia com qualquer coisa”, disse.
EXPLICAÇÃO DA EMISSORA
Em nota, a Rede Bahia informou que a falha do equipamento receptor de satélite não se deu por “qualquer intervenção humana”.
“O equipamento tecnológico é suscetível à falha técnica, o que pode ocasionar o efeito de congelamento da última imagem exibida sem sinal de áudio ou movimento de vídeo, inclusive como neste caso”, informou a emissora.
A Rede Bahia informou que a falha foi corrigida após atuação presencial de técnicos especializados, que foram deslocados da cidade de Barreiras, a cerca de 260 km de Bom Jesus da Lapa.