O Jeep® Cherokee está de volta ao Brasil agora em sua quinta geração. O novo modelo já está disponível na versão Limited. No final do ano, passarão a vir também as configurações Longitude (de entrada) e Trailhawk, mais voltada para o uso off-road, tanto no visual quanto nas especificações técnicas. Os preços sugeridos são: R$ 159.900 (Longitude), R$ 174.900 (Limited) e R$ 189.900 (Trailhawk). O modelo é produzido nos Estados Unidos, na fábrica da Jeep em Toledo, Ohio.
 O novo Jeep Cherokee estreia um estilo inédito para a marca, agora com apelo global. O capô, com efeito cascata, com a tradicional grade de sete aberturas destacando uma dobra horizontal, resgatada de vários clássicos da Jeep, como o Wrangler de 1987 a 1995 (código YJ). Outro destaque na dianteira é o conjunto ótico, dividido em três partes, onde se sobressaem as afiladas luzes diurnas de LEDs na posição superior, que parecem ser os faróis principais, de duplo xenônio (nas versões Limited e Trailhawk). Estes, na verdade, são as luzes centrais. As inferiores são os faróis de neblina. Também são de LEDs as lanternas de trás.  A versão Trailhawk, vem mais preparado para prática do off-road com os para-choques são mais agressivos (para melhorar os ângulos de entrada e saída), há detalhes em vermelho, como os ganchos de reboque, e outros que na versão Limited são cromados ou prateados, na Trailhawk são pintados de preto.
O novo Jeep Cherokee oferece recursos tecnológicos de última geração e ao mesmo tempo fáceis de usar. No quadro de instrumentos, o motorista tem acesso a uma série de informações sobre o veículo numa tela LCD TFT de até 7 polegadas, sem que ele tenha de tirar as mãos do volante e os olhos da pista. Entre os dados disponíveis estão coordenadas de navegação, velocidade, consumo instantâneo de combustível, avisos de segurança, informação de áudio e até o modo do controle de tração Selec-Terrain, renovado para o Cherokee. No centro do painel está o premiado sistema multimídia Uconnect com tela de toque de até 8,4 polegadas, com seus comandos atraentes e acessíveis. Por meio desse LCD é possível controlar as funções de som, climatização, aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros, navegação GPS, telefone, entre outros. O sistema inclui conectividade Bluetooth, com capacidade de reprodução por streaming de áudio, além de entradas USB, auxiliar analógica e para cartão SD. O som é distribuído por até nove alto-falantes e um subwoofer.
 O novo Jeep Cherokee conta com um conjunto mecânico com o primeiro câmbio automático de nove marchas do Grupo Chrysler. Essa caixa 948TE, da ZF, equipa todas as versões do novo SUV, proporcionando acelerações fortes e entrega progressiva da força, com trocas de marchas quase imperceptíveis. O motor Pentastar V6 de 3,2 litros. Primeira variação do consagrado Pentastar V6 3.6, ele entrega 271 cv de potência e 32,2 kgfm de torque. Tudo isso com baixíssimos níveis de ruído, vibração e aspereza, e ainda com a capacidade de rebocar 2.041 kg, quando equipado com o kit específico de engate da Mopar.
  Equipando as versões Longitude e Limited do novo Jeep Cherokee, o sistema Jeep Active Drive I tem unidade de transferência de força totalmente automática, fazendo a tração se tornar integral sempre que necessário em situações de falta de aderência. Na configuração Trailhawk, o sistema utilizado é o Jeep Active Drive Lock. Ainda mais avançado, ele adiciona bloqueio de diferencial traseiro e reduzida.
 O Jeep Cherokee Trailhawk é o primeiro modelo da marca no Brasil a ter o selo de excelência off-road Trail Rated, da Jeep. Para receber o emblema nos para-lamas dianteiros indica que o veículo passou por uma série de testes fora de estrada criados pela Jeep nos seguintes parâmetros: tração, articulação, distância do solo e capacidades de manobra e de imersão.