Segundo dados da Associação Brasileira de Reforma de Pneu (ABR), menos de 50% das  empresas reformadoras em atuação no País possuem o registro obrigatório no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade (Inmetro). O prazo para adequação das empresas encerrou em novembro de 2012. Como o caso envolve a segurança viária e do veículo, a recomendação é que o consumidor observe atentamente o selo Inmetro na hora de adquirir um pneu recapado.

Para André Teixeira, Gerente de Recapagem da DPaschoal, obter a certificação gera maior credibilidade para a empresa e mais segurança e economia para o consumidor. Ao adquirir o registro no Inmetro, a reformadora consolida seu compromisso de qualidade com o mercado nacional e ganha a confiança do consumidor, que sempre busca por produtos e serviços de qualidade, explica.
Para obter a cerificação do Inmetro e estar regulamentada perante a Portaria n° 444, a empresa deve seguir cinco passos: Solicitação de Abertura do Processo via web; Pagamento de Taxas e Envio de Documentos; Auditoria do Processo fabril; Teste dos Pneus em laboratório independente e pertencente à RBC; Obtenção do Registro.
A DPaschoal conta com 10 unidades recapadoras do grupo espalhadas pelo país — incluindo uma em Curitiba —, que trabalham de modo padronizado e que possuem a ISO 9001, a ISO 14001 e a OHSAS 18001, além do selo Inmetro.
No Brasil, de acordo com a ABR, existem mais de 1.300 reformadoras de pneus e aproximadamente 600 não estão dentro das normas para exercerem a atividade, sendo que o registro é uma obrigatoriedade prevista em lei. Quem corre o risco também é o consumidor, que estará comprando um produto fora dos padrões exigidos, comprometendo sua segurança.