O site de campanha do senador Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo, foi suspenso por 48 horas por manter vídeos ofensivos ao candidato à reeleição, governador Beto Richa (PSDB). A decisão liminar do juiz Lourival Pedro Chemim, do Tribunal Regional Eleitoral, determinou a suspensão do site por reincidência. Determino a suspensão do acesso a todo o conteúdo do site www.requiaopmdb.com.br, por 48 horas, diante da REITERAÇÃO DE CONDUTAS (…) posto que já houve determinação judicial de suspensão de acesso de 24 horas, afirma ele.

Judicialização
A defesa de Requião argumenta que o candidato não faltou com a verdade e nem ofendeu a honra de Beto Richa e reclama do excesso de condenações. Há judicialização da campanha política, pois os representantes buscam censurar todos os discursos de Roberto Requião e que ferem os princípios da liberdade de expressão e de pensamento, impossibilitando o debate político, reclama. Sobre as ofensas, os advogados do candidato do PMDB afirmam que não têm relação com a Justiça Eleitoral. As menções de que o representante é bronzeado, que empina pipa no ventilador, entre outras, não podem ser objeto de litígio judicial, eis que fazem parte do embate político, argumenta.

Pedágio
A condenação é relacionada à afirmação de Requião de que Richa teria desistido de ações contra o pedágio. Nesse aspecto, entendo que as críticas ácidas e com sátiras não ferem a honra do candidato Beto Richa e nem são fatos sabidamente inverídicos. Ficaram dentro do embate político. As afirmações não foram além do limite do tolerável, afirma. O juiz reforça que as ações foram suspensas e não canceladas, e em alguns casos o governo é réu e não poderia desistir dos processos. Roberto Requião divulgou notícia relativa ao financiamento de campanha de Beto Richa com o cuidado de deixar claro de que três milhões de reais recebidos foram para fazer CAMPANHA. Porém, repisa no ponto que o atual Governo desistiu oficialmente de ações ajuizadas durante a sua gestão. Isso já foi decidido pela Justiça Eleitoral, a despeito da opinião do representado Roberto Requião, não ocorreu, entende.

Professores
A Justiça Eleitoral recolheu ontem em Foz do Iguaçu (Oeste) mais de 2 mil exemplares do jornal Por Favor Não Votem em Beto Richa. A publicação é produzida por Sérgio Beltrame, coordenador da campanha do candidato ao governo Roberto Requião (PMDB) na Região Oeste do Paraná. De acordo com o mandado de busca e apreensão assinado pelo juiz Marcos Antonio de Sousa Lima, o jornal parece um pedido dos professores do Paraná, quando na verdade é publicado pela campanha do candidato ao governo. O panfleto informa ao eleitor, em letras garrafais, que se trata da ‘Mensagem dos professores ao povo do Paraná; Por favor não votem em Beto Richa’, dando a entender que se trata de movimento articulado pelos professores, e não pelo candidato adversário, afirma o juiz. A identificação da coligação Paraná Com Governo está em letras minúsculas, segundo o juiz, e induz o eleitor ao erro.

Corte
Requião também perdeu mais oito inserções de 15 segundo da propaganda eleitoral na TV supostamente invadir horários destinados a candidatos a deputado estadual e federal. A decisão de ontem foi a quinta da Justiça Eleitoral que retira tempo de TV de Requião pelo mesmo motivo. Na semana passada, a propaganda da coligação Paraná com Governo do candidato do PMDB ao governo somou outras 25 inserções de 15 segundos porque teria invadido o horário destinado às campanhas proporcionais.

Será o Benedito
Ex-fiel escudeiro de Requião e atualmente uma das pedras no sapato do senador, o secretário-geral do PMDB de Curitiba, Doático Santos, promete para amanhã, na Boca Maldita, levar um cavalo de nome Benedito — para, segundo ele, simbolizar a tropa particular que vivia por conta do dinheiro público na Granja do Canguiri quando o senador estava no governo. A presença inusitada do equino está programada para animar a distribuição de panfleto com fac-símile da Folha de S.Paulo sobre matéria que trata do caso, publicada nos últimos dias, detalhando denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual sobre o caso. Agora quero ver o bacharel de calabouço pedir a apreensão do cavalo Benedito, sob a alegação de que a presença do animal caracteriza showmício, desdenhou Doático.

Bomba
Nos bastidores da campanha, informações extra-oficiais dão conta de que Requião estaria preparando uma bomba para os últimos dias da disputa. Por via das dúvidas, o grupo do governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), está atento para reagir a qualquer provocação do adversário na Justiça.

Roteiro conhecido
Não é só o candidato do PMDB que demonstra na reta final da campanha uma indisfarçável irritação com os rumos da disputa. Gleisi Hoffmann (PT) também parece cada vez mais impaciente nas entrevistas. E nos últimos dias atacou os institutos de pesquisa, que a colocam em um distante terceiro lugar na corrida pelo Palácio Iguaçu. Repete o figurino de todo político: quando os números são favoráveis, dá-lhe explorá-los na propaganda. Quando a balança pende para outro lado, é porque elas não são confiáveis.

Em alta
O atacante DOUGLAS COUTINHO, do Atlético Paranaense, foi convocado para a Seleção Olímpica Brasileira. O anunciou foi feito pelo técnico Alexandre Gallo e conta com 22 jogadores, que disputarão dois amistosos no Brasil, no mês de outubro. 

Em baixa
A Secretaria Municipal de Saúde de Maringá entrega, hoje, fantasias do mosquito da DENGUE para todas as Unidades Básicas, ampliando o trabalho educativo em todas as regiões do município. Com os agentes fantasiados, melhora a fixação da campanha, explica a secretaria.