SÃO PAULO, SP – O próximo projeto do artista chinês Ai Weiwei será uma instalação de lego na ilha que servia de prisão e hoje é uma das maiores atrações turísticas de San Francisco: Alcatraz.
Segundo o jornal “The New York Times”, a ilha americana vai receber a instalação “Trace” a partir do dia 27 de setembro, como parte da exibição “@Large: Ai Weiwei on Alcatraz”, que ficará aberta por sete meses no local.
A mostra consiste em 176 imagens de presos políticos e exilados, todas feitas com peças de Lego -ao todo, 1,2 milhões serão utilizadas.
Entre os retratados, estará o ex-analista da agência de espionagem americana NSA Edward Snowden, o cantor pop tibetano Lolo e o ex-presidente da África do Sul e líder da luta contra o Apartheid no país Nelson Mandela (1918-2013).
Ai Weiwei também já foi um preso político. Em 2011, ficou encarcerado por 81 dias e, atualmente, não pode deixar a China, pois seus passaporte foi confiscado. Ele, porém, não será retratado em sua mostra.
A exibição foi organizada por um grupo de arte pública de San Francisco chamado For-Site, e foi concebida por Weiwei à distância.