SÃO PAULO, SP – A voluntária francesa do Médicos Sem Fronteiras (MSF) infectada na Libéria pelo vírus ebola chegou na madrugada de sexta-feira (19) ao aeroporto militar de Villacoublay, perto de Paris.
Uma ambulância dos bombeiros escoltada por quatro batedores e por outros veículos deixou a base militar pouco depois de 1h45 (hora local).
A paciente foi internada em um hospital em Saint-Mandé, perto da capital, equipado especificamente para evitar qualquer fuga de agentes contaminantes.
A enfermeira receberá um tratamento experimental para o vírus, disse o ministro da Saúde Marisol Touraine. A Organização Mundial de Saúde (OMS) autorizou o tratamento experimental já que não há vacina ou tratamento homologados contra o ebola.
A mulher, que contraiu a doença na capital liberiana Monróvia, onde estava em missão, é o primeiro caso conhecido de contaminação entre franceses presentes nas zonas atingidas da África.
Sua identidade e sua função não foram reveladas pela MSF, ONG que está à frente do combate à epidemia que deixou mais de 2.460 mortos desde o início do ano, principalmente na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné, de acordo com o último registro da OMS.
A francesa foi colocada em quarentena na Libéria na terça-feira (16), depois de ter mostrado sintomas da doença, de acordo com um comunicado do MSF.
A organização disse que sete dos seus funcionários contraíram o vírus na África, três dos quais morreram.