RENATA AGOSTINI BRASÍLIA, DF – A importação de carros híbridos ficará mais barata até o fim de 2015, decidiu na quinta-feira (18) a Camex (Câmara de Comércio Exterior). O imposto será reduzido dos atuais 35% para alíquotas que variam de 0% a 7%, a depender da eficiência energética do veículo.

Os carros híbridos são movidos tanto a combustível quanto a eletricidade. Os veículos têm de possuir capacidade de transporte de, no máximo, seis pessoas para ter direito ao desconto, que valerá até 31 de dezembro do ano que vem. A medida beneficia montadoras como a Toyota, que fabrica o híbrido Prius, popular no exterior, mas pouco vendido no Brasil devido ao seu custo alto.

Segundo nota da Camex, a redução do imposto “faz parte de um conjunto de medidas necessárias para a criação de um mercado e atração de investimentos para produção nacional de veículos que usem novas tecnologias de propulsão”.

TRATORES

Também foi aprovada a isenção do imposto de tratores rodoviários, com capacidade de transporte de cargas superiores a 400 toneladas, por doze meses, e também do hidrogênio ortofosfato de diamônio, um fertilizante usado na produção de adubos.

Os descontos foram feitos pelo governo por meio da chamada Letec, a Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul. O Brasil tem direito de manter nela até 100 tipos de produto, por isso, para concedê-los foi preciso tirar outras mercadorias da lista. Perderam o benefício ácido fosfórico, monocloroacetato de sódio, diamantes e ainda carrosséis, balanços, instalações de tiro-ao-alvo e outras “diversões de parques e feiras”.