SÃO PAULO, SP – O pisão de Valdivia em Amaral na partida contra o Flamengo, na última quarta-feira (17), pode render ao meia do Palmeiras até doze jogos de suspensão. Com base nas imagens do confronto e no relato da súmula do árbitro Anderson Daronco, o procurador-geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Paulo Schmitt, denunciou o chileno por agressão, que consta no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Nesses casos, a pena varia de quatro a 12 partidas de gancho.

A data de julgamento de Valdivia ainda não foi definida, mas, diante do Goiás, no próximo domingo (21), ele irá cumprir suspensão automática pelo cartão vermelho.

Depois de um mês afastado devido a uma lesão muscular na coxa direita, Valdivia voltou ao time alviverde na 22ª rodada do Brasileiro. Ele entrou no início da etapa complementar, no lugar de Mouche. Aos 37 min do segundo tempo no Pacaembu, o meia chileno se enroscou com o adversário, que ficou no chão e acabou levando um pisão leve do palmeirense.

O juiz deu cartão vermelho direto para o camisa 10. Ao final do duelo, Valdivia pediu desculpas e classificou sua atitude como “idiota” e “infantil” e disse que teve uma “reação absurda”.