HELOISA BRENHA
SÃO PAULO, SP – Sérgio Beni, 47, esperou seis pessoas pularem e retornarem vivas do bungee-jump antes de se arriscar na instalação de 20 metros de altura, montada no antigo Clube de Regatas Tietê (zona norte) para a Virada Esportiva de São Paulo.
“Passei um medo danado, eu parecia um pêndulo. Mas depois ganhei coragem para ir na queda livre também”, disse o blogueiro, logo depois de despencar de 30 metros sobre a rede elástica do segundo brinquedo.
Virada Esportiva
Pela manhã, o movimento era intenso em torno das atrações -duas entre as mais de 2.000 do evento, que ocorre em vários pontos da cidade e termina neste domingo (21).
Há atividades como corridas e esportes radicais, que ocorrem também no vale do Anhangabaú (centro) e no parque do Carmo, em Itaquera (zona leste).
Na arena Tietê, as crianças se animavam mais com a tirolesa e o arvorismo, montados no centro do novo gramado sintético, que substituiu as piscinas do clube após reforma da prefeitura.
A pequena Mariana Mendes, 6, se equilibrava sobre a fita, suspensa a meio metro do solo. “Ela estudava na escolinha do clube, e sentia saudades daqui”, disse a mãe Tatiana, 43.
REABERTURA
Fundado em 1907, o Clube de Regatas Tietê foi uma agremiação de elite, que treinava atletas de alto rendimento.
Nos últimos anos, acumulou uma dívida milionária, até sofrer uma reintegração de posse, no fim de 2012. A escola primária que funcionava dentro de suas instalações acabou desativada também.
A prefeitura assumiu o controle do local e o reformou, a um custo de R$ 14 milhões. Ainda inacabado, o clube foi reaberto ontem (20), como novo centro esportivo da cidade.
“Estava ansioso para abertura. Eu jogava tênis em torneios abertos do clube, mas como não era sócio, não podia vir sempre. Agora vou treinar aqui”, diz o economista Vicente Mendes, 43.
O secretário municipal de Esportes, Celso Jatene, afirma que o local já pode ser utilizado gratuitamente, todo dia, das 7h às 23h. No entanto, diz que ainda não foram definidas as atividades nas quadras e ginásios.
Depois que isso ocorrer, qualquer pessoa poderá fazer carteirinha do centro, gratuitamente, para frequentar suas instalações esportivas, de acordo com a prefeitura.