PAULO PEIXOTO, ENVIADO ESPECIAL
VALE DO AÇO, MG – O candidato ao Planalto Aécio Neves (PSDB) afirmou neste sábado (20) que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) “está agora em xeque” depois do episódio envolvendo os erros na divulgação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
O tucano disse que esse caso é “mais uma marca perversa do petismo no Brasil, uma desmoralização das nossas instituições”.
“IBGE, Ipea, a própria Embrapa, para não dizer as administrações diretas. O IBGE foi uma das instituições que ainda resistiu, através dos seus pesquisadores, através dos seus profissionais, a essa ânsia de poder do PT”, afirmou.
A divulgação e depois a correção dos vários erros na pesquisa colocam, segundo ele, as informações em dúvida.
“Não se sabe mais em quem acreditar. Inclusive esses dados positivos, que poderiam estar sendo comemorados por todos os brasileiros, ficam sob suspeita. Ninguém acredita mais em dados desse governo”, afirmou.
O problema no IBGE ocorreu porque o peso das regiões metropolitanas foi superestimado em alguns Estados na divulgação dos dados, segundo o instituto.
Os equívocos no cálculo da pesquisa alteraram o índice de Gini, medida da desigualdade. O Índice, que mensura a distribuição dos rendimentos do trabalho, passou de 0,496 em 2012 para 0,495 no ano passado, o que para o instituto indica uma estagnação. O indicador divulgado antes era 0,498.
Houve também mudanças nós dados sobre a estimativa do rendimento médio do trabalhador e ainda na taxa de analfabetismo de 2013, que foi corrigida de 8,3% para 8,5%, pouco abaixo dos 8,7% de 2012.
“O IBGE é um patrimônio de todos os brasileiros, construção de décadas e décadas. E é o nosso termômetro de avaliação do que é o Brasil, para onde estamos indo e para onde deveríamos ir. E até isso agora está em xeque”, afirmou o candidato da oposição.