Na manhã deste sábado (20), 65 voluntários se reuniram em Pontal do Paraná para a realização do II Mutirão de Limpeza das Praias organizado pela Ong Parceiros do Mar e Associação MarBrasil. Das 8 às 13h foram percorridos mais de oito quilômetros e coletados cerca de 80 sacos de lixo.

O levantamento computou mais de 600 quilos de lixo recolhidos na areia, restinga, rio e manguezal da região. O evento aproveita a Semana Internacional da Limpeza de Praias, Manguezais, Rios e Restingas e o mutirão acontece também em outros estados brasileiros. Nesta ação o que mais chamou a atenção foi a quantidade de garrafas pet na orla e no manguezal, além de sacolas plásticas, tampinhas, isopor, isqueiros, solas de calçados e chinelos de borracha.

Os voluntários destacaram Pontal como a mais suja das praias onde a ONG Parceiros do Mar já realizaram mutirão de limpeza. De todas as ações de limpeza que fizemos, as praia de Pontal foram as mais sujas se comparada com Guaratuba, Ilha do Mel, Matinhos. Outro ponto que sentimos bastante é a falta de mobilização da comunidade local. Fizemos o convite, porém todos os voluntários que participaram eram de fora. Os moradores do litoral também precisam se conscientizar e cuidar do que é deles, alerta Silvia Turra Grechinski, presidente da ONG Parceiros do Mar.