RIBEIRÃO PRETO, SP – A CEI (Comissão Especial de Inquérito) da Câmara de Araraquara, que pretendia investigar irregularidades cometidas pelos médicos da rede municipal, foi arquivada nesta sexta-feira (19) por falta de vereadores interessados em compor o grupo.
O impasse começou quando os vereadores Helder de Rizzo da Matta, o Dr. Helder (PPS), e Luis Claudio Lapena Barreto, o Dr. Lapena (PSDB), desistiram de participar da comissão. Eles avaliaram que o fato de serem médicos poderia comprometer as investigações e a relação deles com os colegas de trabalho.
“O departamento jurídico também fez uma recomendação dizendo que a investigação se tornaria suspeita”, disse o presidente da Câmara, Jéferson Luís Yashuda (PSDB).
O regimento interno da Câmara determina que a CEI tenha, no mínimo, três integrantes. Com a desistência dos dois médicos, sobraram apenas os vereadores Rodrigo Maciel Camargo Lucas, o Rodrigo Buchechinha (SDD), e Édio Lopes (PT).
O objetivo da CEI era apurar eventuais excessos praticados por médicos que atendem pela prefeitura, como emissão de atestados para justificar faltas em unidades de pronto atendimento e o não cumprimento do contrato de trabalho de 80 horas mensais.
“O regimento diz que, neste caso, de não haver interessados, tenho que designar, mas não houve tempo legal para isso. O prazo expirou”, disse o presidente da Câmara.
Outros dois vereadores do PT, Gabriela Palombo e Donizete Simioni, colocaram o nome à disposição, mas isso também não é permitido por todos serem do mesmo partido.
A polêmica que envolve os médicos em Araraquara fez com que a prefeitura passasse a publicar nas unidades de pronto atendimentos a lista dos profissionais de plantão. Na semana passada, doze médicos concursados pediram demissão.