SÃO PAULO, SP – Os dois candidatos à presidência no Afeganistão assinaram neste domingo (21) um acordo para fazer um governo de união no país.
Pelo acordo, Ashraf Ghani, ex-ministro das Finanças que foi apontado como vencedor das últimas eleições presidenciais, deverá ocupar o cargo máximo do Executivo, enquanto seu rival Abdullah Abdullah poderá nomear alguém para um cargo semelhante ao de um primeiro-ministro.
Em cerimônia realizada no palácio do atual presidente Hamid Karzai, os dois candidatos assinaram o documento, se abraçaram e deram fim à crise eleitoral no país que dura desde junho. Segundo um porta-voz do presidente Karzai, Ghani deve ser nomeado presidente em até uma semana.
Durante todo o processo eleitoral, os dois candidatos trocaram a acusações de fraude nas eleições. Abdullah liderou a votação no primeiro turno, mas Ghani acabou vencedor no segundo. Abdullah então rejeitou os resultados da eleição, alegando fraude nos dados divulgados pela Comissão Eleitoral Independente.
O presidente Karzai comemorou a decisão e disse que foi “em prol do progresso e do desenvolvimento do país”.
O acordo entre os candidatos foi assinado depois de uma auditoria dos 8 milhões de votos, capitaneada pelo secretário de Estado norte-americano John Kerry.
Esta será a primeira troca de presidentes desde que o Taleban saiu do poder no país em 2001. Karzai vem comandando o país desde então.
Em comunicado, os Estados Unidos aprovaram o documento assinado. “Este acordo marca uma importante oportunidade para unidade e crescente estabilidade no Afeganistão”, disse a secretaria da Casa Branca.