Em quatro dos nove Estados onde ex-governadores lideram nas pesquisas, a disputa tem contorno peculiar: eles foram aliados dos atuais governadores em 2010 e agora os enfrentam nas urnas. Esse é o panorama das disputas na Paraíba, no Espírito Santo, Amazonas e Piauí, polarizadas entre políticos que estavam no mesmo palanque há quatro anos.

Na Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) ajudou a eleger Ricardo Coutinho (PSB) em 2010, mas o PSDB deixou o governo em fevereiro deste ano para alçar voo próprio. A situação é semelhante no Espírito Santo, onde a eleição se polarizou entre o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e o governador Renato Casagrande (PSB), eleito com o apoio do peemedebista.

Já os governadores eleitos em 2010 Wilson Martins (PSB-PI) e Omar Aziz (PSD-AM) disputam o Senado, mas seus vices José Filho (PMDB) e José Melo (Pros), que assumiram os governos em abril deste ano, disputam a reeleição contra os ex-governadores Wellington Dias (PT) e Eduardo Braga (PMDB). Quatro anos atrás, todos estavam no mesmo palanque.

Além de José Filho e José Melo, outros três “governadores tampões” tentam a reeleição contra ex-governadores: Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), Chico Rodrigues (PSB-RR) e Sandoval Cardoso (SDD-TO). O desconhecimento do eleitorado sobre eles –que nunca foram testados nas urnas em uma disputa majoritária estadual – tem sido o principal obstáculo. No Tocantins, por exemplo, o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) é favorito para vencer o atual governador Sandoval Cardoso. Segundo Cardoso, apesar de ocupar o posto máximo do Estado, é “difícil de divulgar ações” neste ano por causa de vetos da Justiça Eleitoral.