SÃO PAULO, SP – A região metropolitana de São Paulo deve ter chuvas mais intensas a partir da segunda quinzena de outubro, segundo previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura. Apesar disso, a primavera, que começa na próxima segunda-feira (22), deve registrar chuvas dentro da média.
A nova estação começa exatamente às 23h29 de segunda, mas não deve mudar drasticamente o tempo num primeiro momento. No início da estação, ainda será comum o registro de períodos de tempo seco e baixos índices de umidade relativa do ar. Além disso, os dias vão se tornando cada vez mais longos, conforme a quantidade de energia solar que chega ao hemisfério Sul aumenta.
O CGE aponta para a formação do El Niño, que deve atuar de forma moderada pela região nos próximos meses. O fenômeno, que aquece as águas superficiais do pacífico equatorial, deverá deixar as temperaturas mais elevadas do que o normal.
Já as chuvas podem acontecer com grande volume a partir da segunda quinzena de outubro em decorrência de frentes frias de forte atividade, conectadas com a umidade vinda da Amazônia. As massas de ar polar, que podem seguir as frentes frias deverão deixar algumas madrugadas frias apesar do sol aparecer à tarde, o que provocará grande amplitude térmica.
São Paulo tem tido escassez de chuva desde o início do ano, o que coloca seus reservatório em situação crítica. O índice do Cantareira chegou aos 8,08% da capacidade nesta sexta ­o menor patamar da história. O “volume morto” (ou reserva técnica) já está sendo utilizado desde maio.