No Dia da Árvore, comemorado neste domingo (21) Curitiba ganhou uma nova área de lazer e preservação ambiental: o Parque Mané Garrincha no bairro Cidade Industrial. São 120 mil metros quadrados ao longo do Rio Barigui que servirão para a preservação ambiental, para a integração social e o convívio das famílias da região por meio de práticas saudáveis de vida e valorização da natureza.

A cerimônia de inauguração do novo parque contou com a participação de moradores da Vila Nori que aproveitaram a manhã de sol para comemorar o novo ponto de diversão e encontro das famílias da região. O parque conta com canchas de futebol e vôlei de areia, parquinhos, academia ao ar livre, nova pista de skate, bicicletários e áreas de estar.

Toda área ganhou iluminação,quatro quilômetros de pista compartilhada para ciclistas e pedestres, reforma da antiga pista de skate e recuperação da vegetação às margens do rio. Foi um investimento de R$ 9,5 milhões com recursos da prefeitura e do Fundo Francês de Desenvolvimento.

Foi um grande investimento para a cidade, um importante trabalho na área ambiental de habitação social, disse o prefeito Gustavo Fruet. O novo parque, afirmou, faz parte do Rio Parque, programa que prevê a implantação de áreas de preservação e de lazer ao longo do rio Barigui através da integração dos conjuntos dos parques Tanguá, Tingui, Barigui, Cambuí e Guairacá.

Habitação
A implantação do parque vai combater os alagamentos na região. O parque abrange uma área da Vila Nova Barigui, antiga área de invasão, onde a Prefeitura por meio da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) realocou 220 famílias que viviam em condições de risco às margens do rio.

Foram transferidas 150 famílias para o conjunto habitacional Aquarela e 70 famílias para o conjunto habitacional Corbélia. Buscamos garantir a segurança e colocar em condições decentes de vida para famílias que antes viviam em situação de risco social, além de diminuirmos os impactos ao meio ambiente e transformarmos uma área com um antigo histórico de enchentes em ponto de convívio e ocupação social, disse Gustavo Fruet.

Junto com o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, e de moradores vizinhos ao novo parque, o prefeito Gustavo Fruet plantou uma muda de Tarumã, planta nativa da região e uma das 3.827 árvores do parque. Asseguramos à cidade uma série de ganhos a partir deste novo parque que vai ajudar a melhorar a atmosfera com suas novas árvores, dar mais permeabilidade ao solo para minimizar danos e promover práticas saudáveis de vida e contato com a natureza, disse Renato Lima.

Crianças e moradores locais prestigiaram a inauguração. Da sacada de casa, a moradora Doralice Ferreira de Andrade acompanhou com atenção as solicitações feitas pelo administrador regional, Tom Vargas, e de outros representantes da administração para que os moradores auxiliem na manutenção do espaço.

Acordo cedo todos os dias e venho limpar as áreas de convívio e cuidar das árvores. Esse parque é nosso e é nosso dever zelar para que nós mesmos sejamos beneficiados, conta Doralice que acompanhou o dia a dia das obras que transformou uma área constantemente afetada pelas enchentes em espaço de preservação, lazer e convívio.

Recém chegado de São Paulo para viver com a família no bairro, Richard Aparecido Nogueira comemora o novo espaço em que vai poder levar os filhos Richard Júlio e Rian todos os dias para brincar. Curitiba é uma ótima cidade, aonde se vai tem um parque na porta de casa. Estamos muito contentes, disse Richard.