O Tribunal Regional Eleitoral acatou recurso liberando o uso pela coligação da candidata do PT ao governo do Estado, Gleisi Hoffmann (PT) de propaganda associando a imagem do chocolate Kinder Ovo ao governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB). Richa entrou com pedido de liminar por considerar a propaganda ofensiva e vincular um produto comercial à campanha eleitoral, o que é proibido.

No debate da Band TV da última no final de agosto, Gleisi comparou Richa a um Kinder Ovo em referência às situações em que o governador se disse surpreso com problemas no governo. Richa pode recorrer da decisão.

A decisão unânime da corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) seguiu o voto do relator, Lourival Pedro Chemim, que considerou o uso da peça regular. “A propaganda eleitoral, consubstanciada nos panfletos impugnados, não possui evidente conteúdo irregular e, dessa forma, pode ser distribuída, eis que não causa desequilíbrio ao pleito eleitoral, não confundindo o eleitor e nem induzindo a um juízo de valor equivocado. Faz parte do embate político que um candidato adversário queira passar a ideia aos eleitores de que o Governador, concorrente, pouco sabe acerca de seu governo”, afirma o relator em trecho da decisão.

No despacho, o magistrado alega ainda que “é sabido que a figura pública e que se candidata se submete a certos dissabores. É do jogo político. É da liberdade de expressão”.