RIBEIRÃO PRETO, SP – Dois motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool na noite deste sábado (20), em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), responderão na Justiça por crime de trânsito.
Segundo o Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), eles apresentaram índice acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro.
Se condenados, esses condutores podem cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.
Além de serem processados, eles vão pagar multa de R$ 1.915,40, cada um, e também vão responder administrativamente junto ao Detran para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
MAIS CASOS
Outros dois motoristas também foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e foram multados. A quantidade medida no teste do etilômetro, porém, estava abaixo da registrada nos dois primeiros.
Uma blitz foi realizada na noite deste sábado na avenida Paschoal Inecchi. Ao todo, foram feitos 101 testes do bafômetro.
Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.