Depois da derrota por 3 sets a 1 para a Polônia e a consequente perda do título mundial neste domingo (21), em Katowice, o técnico da seleção brasileira, Bernardinho, disparou contra a Federação Internacional de Vôlei. Para o treinador, não houve influência direta no resultado da final mas desestabilizou a equipe. “Vi tanta coisa feia. A federação realmente age de uma maneira baixa demais”, afirmou, para depois completar.

“Eu vi coisas aqui no sentido de desestabilizar a gente mesmo.” Entre elas, ele criticou a escalação dos árbitros Milan Labasta (República Tcheca) e Frans Loderus (Holanda). “Nós tivemos um problema seríssimo com o árbitro de baixo [Labasta] na Liga Mundial, colocaram propositalmente”, disse. Ele acusou a federação internacional, também, de tratar mal o Brasil. E não poupou a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

“Me preocupa um pouco o futuro do vôlei porque acho que em termos de instituições estamos um pouco desprotegidos. A federação está fazendo um pouco de gato e sapato de nós.” O Brasil foi prejudicado no Mundial da Polônia devido a uma alteração no regulamento entre a segunda e a terceira fases, que acabou por privilegiar o time da casa. A seleção de Bernardinho, mesmo com melhor campanha, teve de fazer dois jogos em dias consecutivos (o que, em tese, não deveria) e se deslocar de Katowice a Lodz.