Quando se fala em comida de rua, a maioria das pessoas logo pensa em cachorro quente ou pipoca. Em breve, porém, esse conceito poderá ser mudado. É que depois dos shoppings, dos fast-foods, da Coca-Cola e do sex, drugs and rock’n’roll, o Brasil está importando mais uma nova moda dos Estados Unidos. São os food trucks, que nada mais são do que restaurantes sobre rodas. Mas ao mesmo tempo que essa nova tendência de fazer negócio vai tomando o Brasil, aqueles que já frequentaram alguma das diversas feiras gastronômicas de Curitiba se questionam se a novidade é, de fato, algo novo.

Nos Estados Unidos, os food trucks começaram a fazer grande sucesso após a crise americana, entre 2008 e 2009. Na época, muitos restaurantes fecharam. Desempregados, os chefs se viram obrigados a buscar uma alternativa, já que não poderiam arcar com os custos de um aluguel. Resolveram, então, apostar em caminhões de comida. Hoje, esses estabelecimentos móveis são moda na maior parte dos EUA, onde a arrecadação do setor já ultrapassa 1,6 bilhão de dólares.

No Brasil, a historia da feirinhas é mais antiga. Em Curitiba, por exemplo, a Feira do Largo da Ordem, uma das mais tradicionais da Capital, acontece todos os domingos, entre as 9h e as 14h, desde meados de 1970. E é exatamente nessas feiras tão tradicionais em que se encontra uma espécie de precursor dos food trucks. Na Feira Gastronômica do Tarumã/ Cristo Rei, que acontece todas as quintas-feiras, 16 estabelecimentos vendem desde comida chinesa até pierogi, e entre eles está o Pastel do Marcelo, que há 10 anos usa uma van adaptada para fritar a comida e atender os clientes.

Minha família tem o negócio de pastéis há 26 anos e nós usamos a van há 10 anos, diz o empresário Marcelo Mindooin, dono do comércio. Nós montamos a van porque chove muito em Curitiba e também para cumprir as exigências, tinha de transportar refrigerador e etc. Como era muita coisa, começou a ficar difícil. Hoje temos duas vans, uma que é da minha mãe e a minha, que é a mais antiga, explica.

Para ele, que acompanha a moda dos food trucks nos EUA desde 2009, os modelos mais tradicionais presentes nas feirinhas de Curitiba não deixam nada a desejar em relação aos caminhões de comida que estão começando a se espalhar pela cidade – hoje, já são pelo menos oito trucks rodando pela Capital, antes mesmo da aprovação do projeto que irá regulamentar o setor. Entretanto, Marcelo admite que há algumas diferenças entre os dois comércios de alimentos, ressaltando que os veículos presentes nas feirinhas são parte de uma evolução —começaram como barracas, viraram trailers e vans que vendem comidas.

Os food trucks daqui são elitizados, o investimento é muito alto, pelo menos R$ 80 mil. Além disso, tem a parte do marketing, que é muito forte com os trucks, aponta. Eu sou apaixonado por comida de rua, então acho uma iniciativa muito legal. Talvez barateie o preço de comida chique, mas a feira ainda é mais barata, você come mais por menos, argumenta.

Em tempo real:
Quem quiser provar a comida destes artistas pode encontrar a lista e os endereços em tempo real no site http://foodtruckcwb.com.br/


Onde estão as feiras com food trucks

Sempre das 17 às 22 horas

– Às Terças
Feira do Batel (Av. Iguaçú)
R. Alexandre Gutierrez
Entre a Av. Iguaçú e Av. Silva Jardim

Feira do Juvevê
Av. Anita Garibaldi Entre a R. Campos Sales e Av. João Gualberto

Feira de Sta. Felicidade
Pç São Marcos

Às quartas

Feira do Hugo Lange

R. Dez. Rodrigo Otávio

Entre R. Augusto Stresser e R. Dep. Carneiro de Campos

Feira do Bacacheri
R. Helena de Oliveira Cunha
Entre R. Canadá e R. Desembargador Arthur Leme Bacacheri

Feira do Alto da Glória
R. Ivo leão Entre R. Dr. Zamenhof e R. Nicolau Maeder
Alto da Glória das 17 às 22 horas

Às quintas
Feira do Água Verde
R. Prof.Brasílio Ovídio da Costa Entre Av. Rep. Argentina e R, Guararapes
Feira do S. Francisco
Pç. Garibaldi ((Relógio das Flores)

Às sextas
Feira do Champagnat
Pç. da Ucrânia

Feira do Ahú
Shopping Anita
Ahú