SÃO PAULO, SP – A Air France espera manter em operação 41% de seus voos nesta segunda-feira (22), com o início da segunda semana de greve dos pilotos contra os planos e cortes de custos na unidade de voos baratos Transavia.
A companhia aérea francesa, parte da Air France-KLM, também confirmou que planeja manter em operação apenas 38% de seus serviços neste domingo (21), devido a 65% de adesão à greve pelos pilotos.
O sindicato dos pilotos SNPL, que prolongou a greve até sexta-feira e disse que poderia tentar estendê-la ainda mais se conversas com a administração não avançarem, pediu ao primeiro-ministro francês, Manuel Valls, para intervir e tentar resolver a disputa.
“As negociações chegaram a um impasse completo”, disse o SNPL em um comunicado. “A administração está jogando para ganhar tempo, esperando o movimento enfraquecer.”
A ação começou na segunda-feira, e a Air France estima que está custando à empresa de 10 a 15 milhões de euros por dia, o que significa que o custo da paralisação pode subir para 180 milhões até 26 de setembro.
A Air France-KLM deve divulgar o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de2,28 bilhões de euros em 2014, de acordo com a média das estimativas dos analistas da Thomson Reuters Eikon.