A candidata do PSB à presidência, Marina Silva, e seu vice na chapa do PSB, Beto Albuquerque, estarão em Curitiba na terça-feira, 23, para um evento público, no Espaço Torres, , Jardim Botânico. Às 10 horas, Marina concede entrevista coletiva a imprensa, ao lado de Albuquerque. Depois, eles se encontram com lideranças comunitárias, para tratar das propostas do governo do PSB. Antes disso, o vice de Marina se reúne em café da manhã, às 8 horas, com lideranças do setor do agronegócio paranaense, no Hotel Radisson. É a primeira vez que a candidata do PSB vem ao Paraná nesta campanha eleitoral.

Empate triplo
Pesquisa Ibope divulgada no final de semana aponta um quadro de triplo empate na disputa presidencial no Paraná. Segundo o instituto, Marina está com 29% das intenções de voto, mesmo índice de Dilma Rousseff (PT). Aécio Neves (PSDB) tem 28%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 18 de setembro.

Metodologia
A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. Foram entrevistados 1204 eleitores em 67 municípios do estado entre os dias 16 e 18 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o protocolo nº PR–00037/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR–00685/2014.

Associação
O Tribunal Regional Eleitoral acatou recurso liberando o uso pela coligação da candidata do PT ao governo do Estado, Gleisi Hoffmann (PT) de propaganda associando a imagem do chocolate Kinder Ovo ao governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB). Richa entrou com pedido de liminar por considerar a propaganda ofensiva e vincular um produto comercial à campanha eleitoral, o que é proibido. No debate da Band TV da última no final de agosto, Gleisi comparou Richa a um Kinder Ovo em referência às situações em que o governador se disse surpreso com problemas no governo. Richa pode recorrer da decisão.

Jogo político

A decisão seguiu o voto do relator, Lourival Pedro Chemim, que considerou o uso da peça regular. A propaganda eleitoral, consubstanciada nos panfletos impugnados, não possui evidente conteúdo irregular e, dessa forma, pode ser distribuída, eis que não causa desequilíbrio ao pleito eleitoral, não confundindo o eleitor e nem induzindo a um juízo de valor equivocado. Faz parte do embate político que um candidato adversário queira passar a ideia aos eleitores de que o Governador, concorrente, pouco sabe acerca de seu governo, afirma o relator em trecho da decisão. No despacho, o magistrado alega ainda que é sabido que a figura pública e que se candidata se submete a certos dissabores. É do jogo político. É da liberdade de expressão.

Contas de campanha
A corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) confirmou liminar concedida pela juíza Renata Estorilho Baganha, que determinou que a coligação Todos Pelo Paraná e os candidatos a governador, Beto Richa (PSDB) e à vice-governadora, Cida Borguetti (PROS), apresentassem prestação de contas de campanha relativas ao primeiro mês da disputa. A liminar foi concedida pela relatora atendendo a ação da coligação da candidata do PT ao governo, senadora Gleisi Hoffmann. Na primeira prestação de contas parcial de campanha, no início de agosto, a coligação de Richa não declarou gastos ou arrecadação, alegando que as despesas efetuadas no período seriam quitadas e computadas mais tarde. A coligação de Gleisi acionou o tucano argumentando que a legislação eleitoral obriga o registro de doações e despesas no momento da contratação, independente da data de quitação e alegando que ao não declarar suas contas, Richa estaria prejudicando os demais candidatos que o fizeram. A coligação da petista apresentou ao TRE adesivos, panfletos, fotos e notícias veiculadas na internet que mostram o governador inaugurando comitês e participando de eventos de campanha em diversas regiões do Estado.

Retificação
Ao conceder a liminar, a relatora do caso, juíza considerou que existem fortes elementos a indicar que a primeira prestação de contas parciais dos representados não haviam sido efetivamente prestadas, eis que denotam-se despesas já contratadas pela parte representada, ou recebidas por doação estimada, e não declaradas com a conseqüente apresentação de contas ‘zeradas’, que não corresponde com a efetiva movimentação de recursos até a data prevista para a parcial. Segundo a juíza, não basta ao candidato e ao comitê financeiro simplesmente apresentarem as contas formalmente, buscando preencher um requisito legal. É preciso que as contas sejam efetivamente prestadas. Em 14 de agosto, após a concessão da liminar, a coligação de Richa acabou apresentando uma prestação de contas retificadora. Nela, o tucano declarou ter arrecadado R$ 2,1 milhões no primeiro mês de campanha.

Em alta
A PRIMAVERA começa hoje às 23h29. Segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, a estação será marcada por muita chuva, embora localizada, e por temperaturas acima da média histórica, à exemplo do que já aconteceu no inverno 2014.

Em baixa
No Brasil, 508 ESCOLAS RURAIS não têm condições de infraestrutura, têm baixa taxa de aprovação e muitos alunos abandonam os estudos. É o que mostra o estudo Escolas Esquecidas, divulgado esta semana pelo Instituto CNA,  que mapeou esses centros de ensino.