SÃO PAULO, SP – O projeto de desenvolver na Europa uma filial de baixo custo da Air France, a Transavia, que provocou uma greve de pilotos na empresa, pode ser suspenso até o fim do ano, segundo o presidente da empresa disse nesta segunda-feira (22). Alexandre de Juniac disse que essa é a proposta final do grupo Air France-KLM para acabar com a greve dos pilotos, que foi estendida até dia 26.

Segundo ele, o objetivo é ganhar tempo para negociações detalhadas com os pilotos. Juniac ressaltou, porém, que a decisão não coloca em questão o desenvolvimento da Transavia, que é “uma das as principais fontes de crescimento para o grupo Air France-KLM”. “Estamos propondo a suspensão até o final do ano do projeto de criação de unidades da Transavia na Europa -fora da França e da Holanda. Isto dará tempo para realizar um diálogo aprofundado sobre o plano e para formular as garantias necessárias com os sindicatos”, disse o presidente.

Os pilotos estão protestando contra o plano de expandir a Transavia com o estabelecimento de bases fora da França, na Europa. As propostas fariam com que a frota da Transavia aumentasse para 100 jatos em 2017, ante cerca de 50 atualmente, e o número de passageiros mais que dobraria, para 20 milhões. Os pilotos franceses temem que a expansão de Transavia resulte em uma precarização de suas condições de trabalho e em transferências de postos de trabalho para fora da França. Os pilotos decidiram em assembleia estender a greve para até a próxima sexta-feira (26).

A paralisação estava originalmente marcada para terminar no dia 22. O governo francês renovou seu apelo nesta segunda por um fim rápido para a greve e pediu que a empresa “esclareça” suas propostas. A Air France, parte da Air France-KLM, espera que 41% dos voos operem nesta segunda.

VOOS CANCELADOS

Nesta segunda, oito voos da Air France no Brasil foram cancelados. Na rota São Paulo-Paris, permanecem em solo os voos AF456, AF457, AF459. Já entre o Rio e Paris, estão cancelados os voos AF444, AF443, AF445. E na rota Brasília-Paris, não sairão os voos AF515 e AF520. Clientes com voos entre 15 e 26 de setembro podem adiar as viagens para até 12 de outubro sem custos extras pelo site da empresa. Aqueles que querem adiar a viagem para depois de 13 de outubro ou trocar o local de partida ou destino podem requisitar um voucher com duração de um ano.

Passageiros que tiveram seu voo cancelado ou atrasado por mais de cinco horas podem pedir reembolso da passagem. A empresa pede que os clientes verifiquem a situação do seu voo antes de ir ao aeroporto e esclarece que a escala de voos é atualizada com 24h de antecedência. Os passageiros são avisados de atrasos e cancelamentos através de mensagens SMS e e-mail.