O Ministério da Integração Nacional publicou hoje (7) no Diário Oficial da União portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil que reconhece situação de emergência em 15 municípios por causa das chuvas ou estiagem.

A portaria também reconhece estado de calamidade pública em Presidente Getúlio, no interior de Santa Catarina. A cidade foi atingida por chuvas fortes no início de julho.

A maioria dos municípios em situação de emergência fica em Santa Catarina. São oito cidades (Agronômica, Arabutã, Coronel Freitas, Ipumirim, Nova Itaberaba, Paial Palmitos e Xavantina), que sofreram consequências das inundações e enxurradas por causa das chuvas que atingiram o estado em junho e julho deste ano.

O município mineiro de Inimutaba também teve situação de emergência reconhecida por causa das chuvas.

Já os municípios de Chorrochó, Iaçu, Indaiabira e Matina, todos no interior da Bahia, decretaram situação de emergência por causa dos efeitos da estiagem.

Com a situação de emergência ou calamidade reconhecida, os municípios podem agilizar compras sem licitação, além de facilitar os pedidos de recursos ao governo federal para reparar os estragos.