TATIANA CUNHA, ENVIADA ESPECIAL
CINGAPURA – Foram 11 vitórias em 14 corridas já disputadas, sete delas com dobradinhas. Mas, apesar da superioridade que tem demonstrado neste Mundial de F-1, a Mercedes continua sofrendo com a falta de confiabilidade de seu carro.
Depois de seguidas falhas que prejudicaram Lewis Hamilton, o último episódio, neste domingo (21), no GP de Cingapura, custou a Nico Rosberg a liderança do campeonato.
O piloto alemão, que largava na segunda colocação, ficou estacionado no grid na volta de apresentação por um problema na caixa de câmbio, o que o obrigou a partir dos boxes. Mais tarde, seu volante falhou e ele teve de abandonar a prova -Hamilton venceu e tomou-lhe a primeira colocação no Mundial.
“Temos um grupo fantástico de profissionais que tem trabalhado duro para nos colocar aonde estamos. Justamente por isso é chocante que a gente continue tendo este tipo de problema”, lamentou Toto Wolff, chefe do time alemão.
“Não podemos mais deixar de completar corridas por problemas em nossos carros. Não queremos que o campeonato seja decidido porque um carro deixou um de nossos pilotos na mão. Justamente por isso precisamos nos focar mais uma vez e trabalhar para que isso não se repita mais”, completou.
Esta foi a quinta vez nesta temporada que um dos pilotos da Mercedes deixou de pontuar por conta da falta de confiabilidade do W05.
Hamilton teve problemas no motor na abertura do campeonato, na Austrália, depois, no Canadá abandonou por uma falha nos freios. E na Bélgica problemas de estabilidade em seu carro o forçaram a deixar a prova.
Já Rosberg, além do problema em Cingapura, não completou o GP da Inglaterra por conta de uma falha no câmbio.
“Precisamos descobrir ao certo o que aconteceu e resolver para ter um carro 100% confiável”, disse o alemão, que agora está três pontos atrás de Hamilton na classificação.
Por conta do problema, a Mercedes enviou as peças do carro de Rosberg ainda na madrugada desta segunda-feira (22) para sua fábrica, em Brackley, para que seja feita uma investigação para tentar entender o motivo da falha.