Curitiba celebrou o Dia Mundial Sem Carro, nesta segunda-feira (22), com a inauguração da Praça de Bolso do Ciclista, espaço construído pela comunidade com o apoio de várias secretarias municipais, numa área na região central cedida pela Prefeitura. Mais que uma obra física, a nova praça foi saudada como um marco da cultura de parceria entre sociedade e poder público. A Praça de Bolso do Ciclista é um bem imaterial da cidade. A palavra que define este lugar é atitude, e é somente dessa maneira, com a mobilização de todos, que podemos transformar a nossa sociedade, disse o prefeito Gustavo Fruet.

A pequena área de 127,8 metros quadrados, encravada entre prédios, na esquina das ruas São Francisco e Presidente Farias, foi transformada com o esforço da Prefeitura Municipal de Curitiba, da ONG Ciclo Iguaçu e a participação de centenas de pessoas que, durante três meses, se revezaram na construção do espaço.

Uma licitação é sempre demorada. Aqui, encontramos uma alternativa, fazendo algo inédito em termos de parceria do poder público com a comunidade. Assim, viabilizamos um novo espaço de convivência que já está revitalizando o centro da cidade de um jeito inusitado, afirmou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires.

Ao longo dos três meses de construção, a praça já sediou inúmeros eventos culturais e está mexendo com a comunidade. Foi um sonho que transformamos em realidade com a colaboração de muita gente, disse Vinícius Brand, coordenador da Ciclo Iguaçu. A praça é um ente social que transforma as pessoas: os que a frequentam, os que a construíram e até a vizinhança da Rua São Francisco que nos apoiou e também é amiga desta iniciativa. Acima de tudo, comprova que a bicicleta é um elemento humanizador e agregador dentro do espaço urbano, comemorou o cicloativista Julian Irusta.

Mutirão da cidadania

Esta praça simboliza a transformação e a humanização de uma cidade por seus diversos atores, inclusive o poder público. É um ato de respeito pelos cidadãos que tiveram materializada a sua vontade, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima. Para poder viabilizar o projeto com rapidez, a Prefeitura de Curitiba e a ONG Ciclo Iguaçu trabalham na implantação da Praça de Bolso em regime de mutirão.

A Prefeitura doou o terreno, fez o projeto arquitetônico inicial e providenciou os ajustes na área, além dos materiais e equipamentos. Os cicloativistas entraram com a mão de obra. Os trabalhos foram realizados nos finais de semana por cicloativistas e suas famílias, além de muitos voluntários.

Queremos que esta seja a primeira de muitas iniciativas deste gênero. Isso faz com que as pessoas voltem a ocupar os espaços públicos e tenham a sensação de pertencimento, essencial para a construção da cidadania, enfatizou o prefeito Gustavo Fruet.

Ao final do evento de inauguração, já com a praça vazia, em meio ao colorido da arte estampada nas paredes, destacou-se uma pequena placa pintada a mão e amparada por um cavalete, com a seguinte mensagem: Recrie sua cidade. Fica a dica para a comunidade.