JULIANA COISSI E ESTÊVÃO BERTONI
SÃO PAULO, SP – Pelo menos 17 veículos, entre ônibus, carros particulares e veículos da Polícia Civil foram incendiados em três dias em São Luís. Os ataques deixaram moradores da capital do Maranhão sem transporte público no sábado (20).
A suspeita da Polícia Militar é que os ataques tenham sido ordenados por presos de Pedrinhas, após restrições impostas diante da fugas em massa de detentos.
Depois de seguidas fugas registradas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Sebastião Uchôa deixou a chefia da Sejap (Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária), responsável pelos presídios.
Nesta segunda-feira (22), foi anunciado como novo secretário o defensor público Paulo Rodrigues da Costa.
O complexo está no centro da crise de segurança do governo de Roseana Sarney (PMDB) e é alvo de críticas de organismos internacionais. Somente em 2013, 60 presos morreram no local. Este ano, já são 17 os mortos no complexo.
Os ataques aos veículos começaram na manhã de sábado (20), com quatro ônibus do transporte coletivo incendiados.
Com o vandalismo, os veículos que ainda circulavam foram recolhidos. A população ficou sem transporte público entre 16h de sábado e a manhã de domingo.
No final da tarde de sábado, ainda, um micro-ônibus também foi incendiado, em São José de Ribamar, cidade vizinha a São Luís. Na noite de domingo (21), vândalos atearam fogo a um ônibus fretado.
A maioria dos ataques, no entanto, ocorreram na madrugada desta segunda-feira (22): foram oito casos.
Nem os veículos sem uso da Polícia Civil escaparam da ação. Cinco carros foram completamente incendiados e um outro, apenas parcialmente.
Eles estavam estacionados em um pátio da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), que coordena as polícias Civil e Militar.
Também nesta madrugada, outros três veículos foram incendiados, na garagem da empresa Gonçalves, no bairro Santa Cruz, além de dois carros particulares de uma concessionária na avenida dos Africanos.
O governo informou que dois homens foram presos e um menor apreendido, suspeitos de envolvimento com os atos de vandalismo.
Desde os ataques, houve reforço do policiamento no local dos atos do fim de semana, com a presença do Choque, da Força Nacional e do Geop (Grupo Especial de Operações Penitenciárias).
NOVO SECRETÁRIO
O defensor público estadual Paulo Rodrigues da Costa será o novo titular da Sejap. Ele havia sido eleito presidente do conselho penitenciário do Estado em fevereiro. Seu nome será anunciado oficialmente ainda nesta semana.
A pasta estava sendo comandada interinamente desde a semana passada por Marcos Affonso Junior, secretário da SSP.
O secretário Sebastião Uchôa, que estava havia um ano e seis meses na pasta, deixou a secretaria no dia 17, após a segunda fuga de presos em apenas uma semana em Pedrinhas.
Uma semana após a fuga de 36 presos do complexo, 13 detentos escaparam por um túnel no dia 17.